Aproveite as férias escolares e visite os parques na capital, interior e litoral do Estado
As férias escolares chegaram. Mas como aproveitar o tempo livre? Se não quiser ficar sem fazer nada, tire alguns dias para conhecer novos lugares, viajar e curtir. Que tal neste final de semana visitar os parques da capital, interior e litoral do estado de São Paulo e se divertir com a família? Veja as dicas!
Capital – Centro
Próximo à estação da luz do Metrô e CPTM, no centro da cidade de São Paulo, está o Parque da Luz, no Bom Retiro, marco da região. Nos arredores também é possível encontrar o Museu de Arte Sacra de São Paulo e o departamento Histórico da Prefeitura, mas a maior atração do passeio é, sem dúvida, a Pinacoteca de São Paulo, que fica dentro da área do local.
Endereço: Rua Ribeiro de Lima, 99, Bairro Bom Retiro – São Paulo – SP
Capital – Zona Norte
Mais conhecido como Horto Florestal, o Parque Estadual Alberto Löfgren foi criado pelo botânico sueco a quem pertence seu nome. Além do instituto florestal, o local também abriga o palácio de verão do Governo Estadual, sem contar os lagos, bicas e espaços abertos. Outra vantagem é fazer uma visita ao Museu Florestal Otávio Vecchi e ao marco do trópico de capricórnio, que passa pelo parque.
Endereço: Rua do Horto, 931, Horto Florestal – São Paulo – SP
Capital – Zona Sul
Um dos locais mais conhecidos do bairro do Ipiranga, o Parque da Independência junta, em sua área, o Museu do Ipiranga, o Monumento à independência e os icônicos jardins de estilo francês. Inaugurado em 1988, o patrimônio nacional ainda mantém um bosque onde habitam diversas espécies de plantas e pássaros.
Endereço: Av. Nazareth, s/n, Ipiranga – São Paulo – SP
Capital – Zona Leste
Considerado uma das maiores reservas ambientais do Estado, o Parque Ecológico do Tietê, na zona Leste, serve de bacia de acumulação de água para o rio, evitando enchentes. Além de sua função prática, o local, que foi inaugurado em 1982, abriga o Centro de Educação Ambiental, o Centro Cultural, o Museu do Tietê, uma biblioteca e o Centro de Recepção de Animais silvestres.
Endereço: Rua Guirá Acangatara, 70, Bairro Cangaíba – São Paulo – SP
Capital – Zona Oeste
O Parque da Água Branca, criado em 1929, não é apenas tombado como patrimônio histórico do estado, mas cultural, arquitetônico, turístico, tecnológico e paisagístico. Além da natureza, o local mantém exposições permanentes no Instituto Geológico, a Casa de Caboclo, um aquário com diversas das espécies mais importantes das bacias hidrográficas de São Paulo, e um relógio de sol que marca a passagem do tempo em vário países.
Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 455, Água Branca – São Paulo – SP
Interior – Campinas
Na cidade de Campinas, interior do estado de São Paulo, é possível visitar diversos parques, entre eles o Parque Portugal, lar da Lagoa Taquaral que, além de manter diversas atrações, como quadras esportivas, pista de Cooper, “kartódromo” e passeio de bonde, também abriga o “Auditório Beethoven” e o Museu Dinâmico de Ciências. No entanto, o maior marco do parque, sem dúvidas, é uma réplica da caravela Anunciação, de Pedro Álvares Cabral.
Endereço: Av. Heitor Penteado, s/n, Taquaral – Campinas – SP
Interior – São Carlos
Batizado como Dr. Antônio Teixeira Vianna, o Parque Ecológico São Carlos mantém os maiores recintos de cerrado para animais silvestres do país, tendo uma área total de 72 hectares. O “Pesc” caracterizou-se por ser um dos únicos zoológicos do Brasil a especializar-se em manejo de fauna da América do Sul, em especial de espécies ameaçadas.
Endereço: São Joaquim, 979 – São Carlos – SP
Litoral
A menos de uma hora da capital é possível encontrar a maior porção contínua preservada de mata atlântica do Brasil. O Parque Estadual da Serra do Mar tem 115 mil hectares no total, envolvendo 15 municípios da Região Metropolitana de São Paulo e da Baixada Santista. O local é conhecido pelas trilhas, como a do Caminho do Mar, que oferece uma viagem no tempo pela história do Brasil, incluindo uma visita aos monumentos, construídos pelo presidente Washington Luiz, para comemorar o Centenário da Independência, em 1922.