• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 20/12/2013
Pais e Alunos

Aproveite três dicas de passeios culturais na capital e no interior do Estado

Sugestões fazem parte do roteiro de 2013 do projeto Lugares de Aprender, do Cultura é Currículo

Em 2013, o programa Cultura é Currículo levou mais de 1 milhão de alunos da rede estadual para teatros, museus e institutos de arte. Os roteiros conhecidos pelos alunos fazem parte do projeto Lugares de Aprender. Confira algumas dicas de passeios que também fazem parte da iniciativa e estão espalhadas pelo interior do Estado e também na capital paulista.

Museu do Futebol – São Paulo

Atividades como origami, arte e colagem, desenho, contação de histórias e  a exposição de Futebol de Papel, que conta com mais de 700 itens como álbuns, postais, selos, figurinhas e ingressos das Copas do Mundo desde 1930 até 2010, estão disponíveis no Museu do Futebol, de graça, até o dia 29 de dezembro. Além disso, outras opções de cultura e lazer são oferecidas no museu, um espaço para receber toda a família e proporcionar momentos de diversão.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Os visitantes também podem conhecer a história do futebol brasileiro, brincar de Chute a Gol e saber se o goleiro virtual poderá ou não defender o chute, entre outras atrações. Programe a sua visita! E lembre-se: não haverá atendimento às segundas-feiras e nos dias 24, 25, 31 de dezembro de 2013 e 1° de janeiro de 2014. O museu fica na Praça Charles Miller, s/n, no estádio do Pacaembu, em São Paulo.

 Jardim Botânico de Franca

Em Franca, interior do Estado, entre os destaques das diversas áreas verdes da cidade está o Jardim Botânico de Franca. O local é referência como principal espaço de preservação, pesquisa e educação ambiental do município e oferece ao visitante o Bosque do Pau-Brasil, Bosque do Palmito Jussara, além de coleções de plantas medicinais, aromáticas, estufas de plantas ornamentais, lagos e nascentes, trilhas na mata e conta ainda com um Centro de Educação Ambiental, que oferece cursos e palestras sobre educação ambiental.

A entrada é franca e o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 12h30 às 16h30. Nos dias 24 e 31 de dezembro, o horário de funcionamento será das 7h30 às 11h30. Nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, o atendimento será das 12h às 16h30. E nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro não haverá expediente. O Jardim Zoobotânico fica na Av. São Francisco de Assis, 1.000, City Petrópolis, em Franca/SP.

Museu do Telefone – Bragança Paulista

Em Bragança Paulista a dica fica para o Museu do Telefone. Neste passeio é possível fazer uma viagem no tempo e conhecer, por meio de réplicas, os primeiros aparelhos de telefone criados por Graham Bell, o inventor do equipamento. O acervo conta com diversos modelos de aparelhos telefônicos, que hoje em dia cabem na palma da mão.

O museu foi inaugurado em 1976 e está instalado no antigo prédio sede da Companhia Rede Telephonica Bragantina – CRTB. A entrada é franca e o atendimento acontece de terça à sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 16h. Praça José Bonifácio, 126, Centro, Bragança Paulista/SP. Até o dia 23 de dezembro a visita se estende até às 18h e nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro não haverá visitação.