• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 11/03/2003
Últimas Notícias

Arte – parceira inestimável da Educação

A Secretaria do Estado da Educação atenderá este ano cerca de 18 Escolas Estaduais com a apresentação do Ballet Stagium. Composto por 17 dançarinos, esse espetáculo mostra em 60 minutos, […]

A Secretaria do Estado da Educação atenderá este ano cerca de 18 Escolas Estaduais com a apresentação do Ballet Stagium. Composto por 17 dançarinos, esse espetáculo mostra em 60 minutos, a beleza e a história do País, nos seus mais significativos momentos, construídos pelo movimento singular do balé contemporâneo.

As apresentações são frutos de uma parceria do Ballet Stagium com a Secretaria, por meio da Diretoria de Projetos Especiais da FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação – que tem o objetivo de levar a dança às escolas como atividade cultural, para ampliar a mundividência artística no aluno, contribuindo para a sua formação integral.

A primeira apresentação ocorreu na Escola Ruth Cabral Troncarelli, em Itaquera, no mês passado, e a próxima será dia 12 deste mês, na Escola Maria Montessori, na Vila Maria. Esse espetáculo, totalmente gratuito para os alunos da Rede Estadual de Ensino Fundamental e Médio, vem beneficiando 22 mil alunos e um total de 45 escolas, desde o início do projeto, em 1999. Em outros espaços culturais, o grupo de dança já se apresentou para 8.652 mil alunos.

Este ano, o projeto beneficiará escolas e alunos com o espetáculo “Coisas do Brasil”, seguido por debates. Coisas do Brasil é um tema que retrata os momentos mais importantes da história do País, desde o descobrimento até os dias atuais.

Durante os debates com os professores é discutida a importância da dança, não apenas como entretenimento, mas também como aprimoramento da cultura. Dentro da sala de aula, o tema é abordado das mais variadas formas, fazendo um paralelo aos diversos momentos do espetáculo.

O Ballet Stagium proporciona aos alunos a exuberância da sua plasticidade e também a contribuição enriquecedora de levar a história de forma leve, lúcida e, sobretudo, com muita arte.

Outras escolas também serão beneficiadas, a definição dependerá do cronograma do Ballet Stagium e , posteriormente, da indicação da Diretoria de Ensino.

Paola Martins