• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 14/07/2004
Últimas Notícias

Arte transforma a rotina de alunos de uma escola no interior

A Escola Estadual Professor José Feliciano de Oliveira, em Jundiaí, obteve resultados positivos com um trabalho de Educação Artística de desenho aplicado, desenvolvido pela equipe do Escola da Família durante […]

A Escola Estadual Professor José Feliciano de Oliveira, em Jundiaí, obteve resultados positivos com um trabalho de Educação Artística de desenho aplicado, desenvolvido pela equipe do Escola da Família durante todo o primeiro semestre deste ano.

O objetivo do projeto de desenho, coordenado pela professora de Educação Artística da escola, Andréia Dulianel, é estimular os lados emocional, intelectual e social de crianças e adolescente na faixa etária entre 5 e 18 anos que apresentavam comportamento agressivo e reações de baixa auto-estima.

Dentro da proposta pedagógica, o aluno é estimulado a desenhar suas experiências, a representar, em dimensão bidimensional, suas próprias idéias; a interrogar-se; a procurar respostas. O objetivo do desenho é levar o aluno a buscar um meio de expressão, de comunicação de um pensamento; sendo um canal facilitador para a criança e o adolescente demonstrarem seus desejos e anseios.

Em pouco tempo os alunos foram desenvolvendo uma nova forma de se expressarem, de “falar” através do desenho renovando a habilidade de criar e de se sentir valorizado.

“Portanto, o segredo para a transformação de postura, de atitude, é a auto-realização. Na verdade, a pessoa que é agressiva age desse jeito, porque não acredita em seu potencial, sente-se inferior. Através das aulas de desenho, os alunos desenvolvem suas próprias idéias, descobrindo suas capacidades. Vi em minha frente alunos que tudo queriam destruir, fazendo as atividades com uma concentração surpreendedora. O objetivo não é fazer um desenho “bonitinho”, perfeito, mas desenvolver a capacidade criadora do indivíduo, dando ênfase ao processo e não no produto final,” exemplificou a professora Andréia Dulianel.

 Luciane Salles