quinta-feira, 06/11/2003

As conquistas do Programa Escola da Família na Diretoria de Ensino de Barretos

O Escola da Família envolve todos os 645 municípios do Estado e tem como um dos objetivos oferecer alternativas para as mais diversas comunidades paulistas. Seja no interior, na capital, […]

O Escola da Família envolve todos os 645 municípios do Estado e tem como um dos objetivos oferecer alternativas para as mais diversas comunidades paulistas. Seja no interior, na capital, no litoral, zona rural ou urbana, o Programa deixa em aberto suas atividades no intuito de que os beneficiados escolham o que se adequa melhor às suas necessidades. Como conseqüência desta “flexibilidade”, temos o sucesso do Programa em algumas regiões e escolas de diferentes localidades, ou, ainda, temos uma grande mobilização das  Diretorias Regionais que envolvem mais de um município. Um exemplo disto é a Diretoria de Ensino de Barretos que oferece boas programações e atividades que agradam crianças, jovens e adultos.

Os quatro eixos do Programa estão muito presente nas atividades desenvolvidas nas escolas.

Esporte
Integração entre alunos e ex alunos, pais e atletas para promoverem campeonatos com grande número de equipes. A Capoeira é um dos esportes mais procurados pelas comunidades,mas algumas escolas também desenvolvem a dança do fogo e maculelê
Cultura
Há também apresentação de coral, sessão de cinema com filmes atuais, desfiles de roupas feitas com materiais recicláveis, dança do ventre, aulas de violão e muito mais.
Saúde
Parceria de ônibus móvel que faz prevenção Bucal durante os horários de funcionamento do Programa.
Qualificação para o Trabalho
Oficinas de bordado, tricô, crochê, pinturas em tela e tecido, trabalho com material reciclado e culinária. A Diretoria de Ensino realiza ainda uma feira artesanal para exposição e venda destes trabalhos e a administração  é feita pela APM da escola.

Todo este trabalho é realizado pela equipe de profissionais e voluntários junto a comunidade e o resultado fomenta cada dia mais a proposta pedagógica do programa.

Thais Liberato