• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 07/12/2017
Boas Práticas

Até 22 de dezembro, alunos podem se inscrever no concurso “China e Eu”

A ideia é fortalecer os laços entre os dois países, e os estudantes da rede devem produzir vídeo sobre o tema e postar no Youtube

Os estudantes do FundamentalMédio e EJA – Educação para Jovens e Adultos têm até 22 de dezembro para fazer inscrição no concurso “China e Eu”. A iniciativa visa estimular o conhecimento sobre a cultura Chinesa entre os estudantes da rede estadual de São Paulo. Trata-se de um prêmio de produção de audiovisuais.

– Clique aqui para fazer a inscrição

– Aqui você encontra o regulamento completo

A premiação pretende valorizar os trabalhos dos estudantes que abordem a cultura, culinária, economia e outros aspectos do estilo de vida chinês sob a ótica do jovem brasileiro. A iniciativa reforça os laços de amizade entre os povos brasileiro e chinês, além de promover a cultura estrangeira, essencial para o desenvolvimento dos jovens no mundo.

Critérios de participação

Podem participar estudantes do Ensino Fundamental e Médio: Regular, da Educação de Jovens e Adultos e de outras modalidades, desde que estejam matriculados e frequentes na rede estadual de ensino. Os vídeos devem ser publicados no Youtube e o link do vídeo deverá ser informado no formulário de inscrição.

Os vídeos devem ser curtos, com, no máximo, 1 minuto de duração. Qualquer material com duração superior será automaticamente desclassificado. Além disso, as produções audiovisuais devem respeitar o tema proposto: “China e Eu”. Os concorrentes poderão formar grupos de até três participantes. No entanto, a formação de grupo não é obrigatória.

Como criar e o que será avaliado

O tema do concurso é “China e Eu”, simples assim. Os concorrentes, então, deverão abordar de forma criativa e visual o assunto. A abordagem pode transmitir a experiência pessoal do concorrente com a cultura e população chinesa, por exemplo. Poderá também transmitir a interação, semelhanças e diferenças entre os países (Brasil e China). Cultura, culinária, arte, estilo de vida, economia e política do país poderão ser abordados, sempre adequando o assunto escolhido à temática.

A avaliação será feita em duas etapas: a primeira é o júri técnico, composto por membros da Secretaria da Educação, do Instituto Confúcio e do Consulado da China. Esse júri definirá os cinco finalistas e a ordem de classificação. A segunda é o júri popular, quando os cinco finalistas serão submetidos também à votação do público. Apenas o vídeo mais votado será premiado.

Cronograma

São quatro etapas, sendo que a primeira se refere ao período de inscrições, que podem ser feitas até o dia 22 de dezembro de 2017. A segunda fase acontecerá de 26 de dezembro do presente ano a 10 de janeiro de 2018, quando o júri técnico assistirá todos os vídeos e dará as notas para cada um.

Durante a terceira etapa os concorrentes precisarão juntar suas torcidas, pois de 11 a 22 de janeiro do ano que vem acontece a votação online. As orientações para a votação poderão ser conferidas também no site do Instituto Confúcio, clique aqui, além do Portal da Educação, a partir do dia 11 de janeiro.

Para finalizar, a quarta etapa acontece dia 24 de janeiro, e se refere à premiação. O local do evento ainda será definido e divulgado aqui no Portal da Educação.

A premiação

É claro que você leu o texto inteiro pensando em qual será o prêmio do vencedor! Pois bem, o vídeo vencedor da votação realizada pelo júri técnico receberá um tablet HUAWEI M3. Caso o grupo tenha 3 membros, cada um receberá o seu individualmente. O primeiro colocado na votação popular também receberá um HUAWEI M3, nos mesmos moldes.

A escola do primeiro colocado definido pelo júri técnico ainda leva um computador HUAWEI Matebook. Os segundo e terceiro colocados (grupo ou indivíduo), definidos pelo júri técnico receberão um smartphone HUAWEI Honor V8. Caso o grupo tenha 3 membros, cada um receberá um celular.

Os quarto e quinto colocados (grupo ou indivíduo), definidos pelo júri técnico receberão um relógio inteligente HUAWEI Honor S1 Bluetooth. Caso o grupo tenha 3 membros, cada um receberá um relógio.

Disposições finais sobre o concurso China e Eu

A participação de alunas e alunos implica na concordância das regras do Concurso;

No ato da inscrição, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo fica autorizada a divulgar, sem qualquer ônus, os vídeos recebidos, nome e imagens dos participantes;

Os vídeos participantes deverão respeitar as definições de tema, conteúdo, linguagem e objetivos descritos nos itens anteriores deste regulamento;

Não serão aceitos vídeos com linguagem ofensiva, insultos, xingamentos e palavras de baixo calão;

As comissões constituídas terão plena autonomia de julgamento;

Caberá à Equipe Gestora do Concurso, nos casos omissos, plena autonomia de julgamento e decisões;

O regulamento e subsídios para esse concurso também estão disponíveis no site do Consulado Chinês e do Instituto Confúcio.

O andamento das etapas e os resultados finais serão divulgados nos canais de comunicação da Educação, Consulado da China e Instituto Confúcio.