• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 04/05/2018
Cursos para professores

EFAP recebe inscrições para curso multimídia de Matemática

O M@tmídia forma professores para o uso de objetos de aprendizagem em mídias diversas; inscrições até 7 de maio

Até o dia 7 de maio, a EFAP (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores) recebe inscrições para mais um de seus cursos, o M@tmídias: Objetos de aprendizagem multimídia para o ensino de Matemática – 1ª série do Ensino Médio – 2018. Os interessados deverão acessar a página do curso, ler na íntegra o Regulamento, assistir ao vídeo “Conheça o Curso” e, por fim, clicar no link correspondente ao formulário de inscrição.

O objetivo é oferecer formação continuada aos professores de Matemática da Rede Estadual de Ensino, discutindo meto­dologias para uso de objetos de aprendizagem em mídias diversas, contextualizadas ao Material de Apoio ao Currículo do Estado de São Paulo (Caderno do Professor e do Aluno da 1ª série do Ensino Médio).

Além disso, propiciar aos professores reflexão sobre o uso de objetos de aprendizagem no processo de ensino e de apren­dizagem de Matemática, e criar condições para os professores utilizarem diferentes estratégias, a fim de aprimorar suas aulas.

Segundo o professor Vanderley Cornatione, que integra a Equipe Curricular de Matemática, o curso está articulado com o material de apoio ao Currículo do Estado de São Paulo favorecendo o aperfeiçoamento e a formação continuada dos professores, contribuindo para melhoria no processo de aprendizagem dos alunos da Rede Estadual.

Segundo ele, “este curso oferece a oportunidade aos professores de matemática refletirem, discutirem e trocarem experiências sobre suas vivências em sala de aula, socializando os diferentes objetos de aprendizagem, estratégias e metodologias que utilizam em sua prática docente”, completa Vanderley Cornatione.

A formação é destinada aos profissionais em exercício nos cargos e/ou nas funções relacionados a seguir, conforme a base da CGRH de março/2018: PEB I com aulas atribuídas em Matemática; PEB II de Matemática, incluindo os afastados junto às Diretorias de Ensino (DE) e aos Órgãos Centrais e os designados como Professores Coordenadores (PC do Ensino Médio e Ensino Fundamental Anos Finais), Professores Coordenadores de Núcleo Pedagógico (PCNP), PCG e PCA do Ensino Integral e Vice-Diretores das Unidades Escolares (UE).

São três mil vagas, que podem se esgotar antes do período de 7 de maio, por isso não perca tempo e faça já a sua inscrição. No campo “Usuário”, utilizar o CPF (com 11 dígitos, sem pontos ou hífen) e, no campo “Senha”, o RG (sem pontos ou hífen) ou senha pessoal utilizada em outras ferramentas da Rede do Saber/EFAP.

Estrutura e programação do curso

O curso possui carga horária de 60 horas, distribuídas em quatro módulos de 15 horas. Será autoinstrucional, isto é, sem mediação e interação com tutores e inteiramente à distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-EFAP). As atividades deverão ser realizadas no período de 15 de maio a 6 de julho de 2018, de acordo com sua disponi­bilidade de tempo e horário!

Formação Pela Escola: cursos da EFAP são ofertados durante o ano inteiro

EFAP (Escola de Formação de Professores) oferece aos educadores da rede estadual paulista o Programa “Formação Pela Escola”, no sistema de ensino a distância. O objetivo é contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Os cursos são ofertados em períodos definidos durante todo o ano. Verifique a disponibilidade de vagas e faça sua matrícula com o tutor mais próximo.

“A EFAP assume o processo de formação em uma perspectiva dialética para a mudança da construção do conhecimento. Incentivando o professor no mundo contemporâneo a dialogar com as novas tecnologias com criatividade”, ressalta a coordenadora da EFAP, Lúcia Helena Gomes.