segunda-feira, 12/11/2012
Idesp

Aten��o, alunos! Faltam duas semanas para o Saresp 2012

Nos dias 27 e 28 de novembro, alunos da rede estadual, municipal e particular do estado de S�o Paulo ir�o realizar a prova do Saresp. O objetivo da avalia��o � […]

20121111_saresp_620

Nos dias 27 e 28 de novembro, alunos da rede estadual, municipal e particular do estado de S�o Paulo ir�o realizar a prova do Saresp. O objetivo da avalia��o � fornecer informa��es consistentes, peri�dicas e compar�veis sobre a situa��o da escolaridade na rede p�blica de ensino, com o intuito de orientar os gestores do ensino no monitoramento das pol�ticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.

Conhe�a a p�gina da Secretaria da Educa��o no Facebook�

Exame

O exame � voltado a estudantes dos 3�, 5�, 7� e 9� anos do Ensino Fundamental e da 3� s�rie do Ensino M�dio da rede estadual, al�m de alunos de escolas municipais e particulares que aderirem � avalia��o. O objetivo � aferir o dom�nio das compet�ncias e habilidades b�sicas em l�ngua portuguesa e matem�tica previstas para o t�rmino de cada ano/s�rie. Tamb�m ser�o aplicadas avalia��es de ci�ncias para alunos dos 7� e 9� anos do Ensino Fundamental e de ci�ncias da natureza (biologia, f�sica e qu�mica) para alunos da 3� s�rie do Ensino M�dio da rede estadual.�

Alunos da rede estadual participam de sess�es na Assembleia Legislativa�

Para o 3� ano do Ensino Fundamental, as quest�es de l�ngua portuguesa e matem�tica ser�o predominantemente abertas. Para os 5�, 7� e 9� anos do Ensino Fundamental e para a 3� s�rie do Ensino M�dio, as quest�es para cada disciplina avaliada ser�o de m�ltipla escolha.

Tamb�m haver� uma proposta de reda��o para uma amostra de turmas dos 5�, 7� e 9� anos do Ensino Fundamental e 3� s�ries do Ensino M�dio de cada rede de ensino. O tema da reda��o para o 5� ano ser� uma carta de leitor. Para o 7� ano ser� uma narrativa de aventura e para o 9� ano e a 3� s�rie do Ensino M�dio, um artigo de opini�o.

Alunos do Ingl�s Online aprovam participa��o no curso�

Ser�o aplicados diferentes tipos de cadernos de prova para cada um dos anos/s�ries e respectivas disciplinas. As provas ser�o realizadas nos tr�s per�odos (manh�, tarde e noite), no hor�rio de in�cio regular das aulas, e ter�o dura��o m�nima de duas horas e m�xima de tr�s horas.�

Saresp

O Saresp � uma avalia��o externa realizada desde 1996, pela Secretaria de Estado da Educa��o. A partir dos resultados, a Secretaria calcula o Idesp (�ndice de Desenvolvimento da Educa��o do Estado de S�o Paulo) de todos os n�veis de ensino de cada escola das redes municipais e as respectivas metas desse indicador para o ano seguinte. Cada secretaria municipal pode, contudo, utilizar os dados fornecidos para criar indicadores e estipular metas conforme seus pr�prios crit�rios.

Veja fotos do Saresp 2011: