• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 18/04/2017
Pais e Alunos

Atenção! Faça sua inscrição na Olimpíada Brasileira de Cartografia

Os interessados devem formar uma equipe de 4 pessoas e se inscreverem até o dia 22 de abril

Com abrangência nacional, a Olimpíada Brasileira de Cartografia 2017 recebe inscrições até 22 de abril. A OBRAC é voltada a alunas e alunos do Ensino Médio e 9o ano do Ensino Fundamental, com idades entre 13 e 19 anos. Cada escola participante deverá formar uma equipe, de quatro alunos e um professor, o técnico da equipe. Para se inscrever e para saber mais informações, acesse o site da OBRAC.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A Olimpíada Brasileira de Cartografia tem como objetivos principais estimular, na escola, o interesse pelas Ciências, especialmente pela Cartografia, além de prover aos professores o conhecimento e ferramentas para o ensino dinâmico e participativo em áreas que abrangem o conteúdo cartográfico, promover a socialização através de atividades em equipe e fomentar a formação de recursos humanos para atuação na área de Cartografia e das Geotecnologias.

A OBRAC terá duas etapas e cinco fases, conforme prevê o regulamento do evento. As etapas serão realizadas por meio da plataforma de ensino à distância Moodle. Haverá dois tipos de testes: teórico (Etapa I: Fases 1 e 2) e prático (Etapa II: Fases 1, 2 e 3). A pontuação na Etapa I consistirá do número de respostas corretas e do tempo para a realização do teste. Mas, atenção, estas serão fases de eliminação.

No teste prático (Etapa II), as equipes que passarem nas primeiras fases da Etapa I terão três tarefas para fazer. Estas serão divulgadas conforme o Calendário, disponível no site. Nesta etapa serão produzidos vídeos sobre as atividades a serem desenvolvidas. Os vídeos deverão demonstrar o envolvimento das equipes nas atividades propostas. A escola que vencer a Etapa II (Fase Final) será a campeã da II Olimpíada Brasileira de Cartografia.

A II OBRAC dá continuidade ao Projeto da I Olimpíada Brasileira de Cartografia, ocorrida em 2015, com a participação de todos os estados brasileiros. No total, foram 1105 escolas inscritas, equivalente a 4420 alunos e 1105 professores, participantes. A proposta da OBRAC é ser um evento bienal.