• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 28/11/2016
Ensino Fundamental

Pais ou responsáveis, atenção: não deixem seu filho faltar ou chegar atrasado no Saresp

Maior avaliação do Estado será aplicada nesta terça e quarta

A partir desta terça-feira (29) mais de 1,1 milhão de estudantes matriculados na rede estadual de ensino farão as provas do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Além da mobilização das 91 Diretorias de Ensino e professores, a Educação conta com mais um importante aliado: as famílias. A expectativa é que pais e responsáveis incentivem os alunos a comparecer às unidades durante as duas datas. O exame é direcionado aos 3º, 5º, 7º, 9º anos do Ensino Fundamental e à 3ª série do Ensino Médio.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Além de identificar o nível de aprendizagem dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, o Saresp é utilizado no planejamento e estratégias pedagógicas da Educação. Com os dados extraídos da prova é possível fazer uma radiografia mais fiel da qualidade do ensino paulista e onde é preciso avançar. Professores e equipes gestoras das escolas também usam os indicadores nos planejamentos anuais e semestrais.

Na última edição, a rede alcançou o melhor índice da história com a melhora em todos os níveis de ensino. O bom resultado se repetiu em outras duas avaliações externas. No Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), destinado aos 5º e 9º ano do Fundamental e 3ª série do Médio, São Paulo conquistou a primeira posição nacional nas três faixas. Já a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Prova Brasil), mostrou que 8 em cada 10 alunos do 3º ano do Fundamental sabem ler e escrever adequadamente.

Escolas definem horários das provas

Cada escola tem autonomia para determinar os horários de aplicação das provas. Por isso, pais e responsáveis devem ficar atentos aos quadros de avisos nas unidades. A única exigência é que o turno seja o mesmo em que o aluno está matriculado. Estudantes com deficiência terão uma hora a mais, em qualquer ciclo. Todo o processo é supervisionado por membros da comunidade escolar e fiscais previamente contratados. As folhas de respostas devem ser preenchidas com caneta esferográfica azul ou preta.