• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 12/09/2018
Ensino Médio

Atividades ajudam alunos na escolha de um projeto de vida

Ex-alunos contam como o ambiente escolar os ajudou na escolha da carreira

Escolher qual curso prestar é uma tarefa muito difícil para alunos do Ensino Médio. Nas escolas da rede estadual de ensino, os estudantes têm diversos programas disponíveis que os estimulam a escolher um projeto de vida, como disciplinas eletivas e grêmios estudantis em escolas de Ensino Integral.

A ex-aluna da escola Alexandre de Gusmão, no bairro do Ipiranga, Lúcia Puglia, passou no curso de Relações Internacionais na USP. Ela ficou em 1º lugar entre as vagas para cotistas no Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

“Durante o Ensino Médio tive a oportunidade de participar do Grêmio Estudantil e dos movimentos feministas da minha escola. Essas experiências me despertaram o interesse por questões sociais e políticas. Acredito que, como diplomata, poderei ter uma atuação mais efetiva nessas áreas”, explica.

Ela destaca também que as aulas de inglês, espanhol e francês realizadas no Centro de Estudo de Línguas como uma importante preparação para a carreira que deseja seguir. Além do estudo da língua estrangeira no CEL, os estudantes ampliam sua formação cultural, explorando nas aulas os costumes de outros países. A oferta dos cursos atende uma necessidade do mercado de trabalho, aumentando as chances de inserção profissional para os alunos.

Para o aluno Victor Lucas Feitosa Teles de Menezes, ex-aluno da escola Milton da Silva Rodrigues, localizada na zona norte da capital, trabalho realizado pelos professores da unidade foi a sua grande inspiração para a escolha de sua carreira como educador físico.

“Além das práticas, tínhamos aulas teóricas que me atraíram demais desde o início. Os professores apresentavam tudo de um jeito tão interessante que eu me apaixonei cada dia mais. Hoje, quero me tornar um educador físico para auxiliar as pessoas em treinamentos especializados, condicionamento, entre outras coisas”, explica o jovem.