• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 02/04/2014
Grêmio Estudantil

Atuação dos Grêmios Estudantis melhora gestão e aprendizagem nas escolas estaduais

Secretário Herman Voorwald participa de encontro de grêmios nessa quarta-feira (2), em São Carlos

Despertar nos estudantes o espírito de liderança e responsabilidade é um dos papéis dos Grêmios Estudantis Escolares. Mas para além dessa tarefa, a Educação identificou mais uma ação positiva das agremiações. Ao lado dos diretores e coordenadores pedagógicos, os líderes estudantis são figuras importantes na gestão das escolas e também colaboram para bons resultados na aprendizagem. Atualmente, estão em atividade em todo o Estado 3.380 grêmios.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

De acordo com o Núcleo de Articulação de Iniciativas com Pais e Alunos (Nuart), órgão da Educação responsável pela estruturação dos colegiados na rede – grêmios, associação de pais e mestres e conselho de escolha – a presença das agremiações é capaz de mudar a rotina das escolas. Levantamento preliminar revela que 29% dos grupos têm como foco organizar atividades esportivas. Outros 27% se dedicam na promoção de eventos culturais dentro e fora da unidade de ensino. O entretenimento é responsável pela atenção de 12% dos grêmios.

“Os grêmios são o primeiro exercício de participação democrática do aluno. Por isso, a formação deve ser resultado da motivação e iniciativa dos estudantes e de estímulo e conhecimento transferido pelos gestores das unidades escolares”, afirma a Eliane Cecílio Jorge, coordenadora do Núcleo.

I Encontro em São Carlos

Para incentivar ainda mais a criação de novos grupos, a Educação e a Diretoria de Ensino de São Carlos realizam nesta quarta-feira (2) o I Encontro dos Grêmios Estudantis com o secretário Herman Voorwald. A proposta é inaugurar um canal de diálogo mais direto entre as agremiações e a Educação em prol de um ensino mais participativo.

Para isso, foram convidados representantes dos 32 grêmios da região. Eles participarão de debates, tribunas e devem dividir as experiências vividas em cada uma das unidades escolares onde atuam. No encontro, os alunos também vão apresentar sugestões para ampliar o programa de incentivo da Educação.

Como criar um grêmio estudantil

A construção de um Grêmio Estudantil é feita em poucos passos. Veja aqui como criar um colegiado em sua escola.