• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 17/03/2004
Últimas Notícias

Aula de pintura em gesso é novidade no programa Escola da Família

Aulas de artesanato, pintura em tela e gesso são novidades no programa Escola da Família em Presidente Prudente, região oeste do Estado de São Paulo. O protético José Francisco Gonçalves, […]

Aulas de artesanato, pintura em tela e gesso são novidades no programa Escola da Família em Presidente Prudente, região oeste do Estado de São Paulo. O protético José Francisco Gonçalves, 42 anos, é voluntário na E.E. João Sebastião Lisboa, onde tem ensinado as técnicas para cerca de 40 alunos.

A escola fica no bairro de Vila Charlote. É ali que José mostra a crianças, adolescentes e adultos de todas as idades como fazer estatuetas, vasos e outros objetos com o uso de gesso. Ele também explica técnicas de pintura em tela para alfabetização de crianças e adultos.

José começou seu trabalho voluntário em instituições como o Centro de Educação, Treinamento, Reabilitação e Integração do Deficiente Visual (Cetri), no bairro de Itapura. Também fez parcerias no bairro do Bosque, auxiliando deficientes auditivos. Já as aulas na escola José Sebastião Lisboa começaram em julho de 2003.

Tudo partiu de um convite da professora Helena Batista de Santos Costa, educadora Profissional do projeto Escola da Família. Segundo José, na sua primeira semana ele contava com a participação de 10 a 12 alunos. Hoje, o numero de alunos ativos participantes é de 35 a 45 alunos.

No princípio, os materiais básicos (pincel e tinta) eram coletados pelos próprios alunos. Hoje, a escola já tem materiais disponíveis para todos. José se sente gratificado pelo efeito que seu trabalho produz. Ele recebe convites de várias instituições para levar seu trabalho. O voluntário afirma que com gesso em pó é possível fazer arte e ajudar outras pessoas em qualquer situação que elas estejam.

Alexandre Nunes Peppe