• Siga-nos em nossas redes sociais:
sábado, 25/07/2020
Professores e Funcionários

Aula de trabalho pedagógico coletivo em São José dos Campos alcança mais de 2.500 visualizações no Youtube

Um tema por semana é trazido em cada reunião para fazer a articulação com as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular

A ideia dos encontros de professores da rede estadual, via ATPCs (Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo), busca dar sentido às disciplinas de forma interdisciplinar e articulada. Todas as reuniões são realizadas por um canal do YouTube, que bateu mais de 2.500 visualizações desde o início do isolamento social com a pandemia da Covid-19.

De lá pra cá, houve a formação sobre educação especial, onde a professora coordenadora do núcleo Pedagógico de São José dos Campos realizou uma introdução sobre o tema e foram apresentadas boas práticas e possibilidades de adaptação em cada disciplina. Todas as áreas de conhecimento foram envolvidas, de acordo com o diretor do núcleo no Vale do Paraíba, Aparecido Antonio de Almeida.

“Todas as semanas trabalhamos algum tema. Na semana passada trabalhamos ética virtual e também relacionamos com conteúdo das disciplinas. Esta semana trabalhamos as competências socioemocionais. Na semana que vem, trabalharemos tecnologia”, comenta.

As reuniões de ATPCs são realizadas nas três áreas de conhecimento: Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Ciência da Natureza e Matemática.

Para Aparecido Antonio de Almeida, é um orgulho estar à frente da equipe e construir alternativas aos professores. “Estamos fazendo dos desafios, oportunidades para avançar com novas estratégias e experimentos nas práticas formativas”, finaliza Aparecido.