• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 11/03/2013
Pais e Alunos

Aulas de cursos técnicos do Vence começam para 16 mil alunos nessa segunda-feira (11)

Além dos estudantes que iniciam seus cursos, o programa atende jovens de 336 cidades paulistas

Mais de 16 mil estudantes começam, nessa segunda-feira (11), seus cursos técnicos por meio do programa Vence. As aulas da modalidade concomitante do programa, aquela na qual o aluno cursa o Ensino Médio na rede estadual e o curso técnico à parte, em uma instituição conveniada, terão início em cerca de 70 municípios. Ao todo, os jovens frequentarão 47 cursos técnicos diferentes.

O alcance do programa é ainda maior. Estudantes de 336 municípios paulistas estão matriculados nos cursos oferecidos pela iniciativa. Além dos jovens que começam seus cursos em 2013, outros 21 mil estudam, atualmente, nas instituições de Ensino Técnico credenciadas pela Secretaria da Educação.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Em 2013, o Vence foi ampliado e ganhou novidades. Antes, a iniciativa era destinada apenas para cidades com mais de 40 mil habitantes, que somavam 155 municípios. O programa ainda expandiu seu público alvo. Nas primeiras edições, apenas alunos da 2ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) podiam aderir à modalidade concomitante. Em 2013, essa possibilidade foi aberta também aos jovens da 3ª série do Ensino Médio.

Um passo à frente

O Vence ainda atende outros cinco mil alunos, que cursam o modelo integral, aquele no qual os estudantes do Ensino Médio têm o curso regular integrado ao Ensino Técnico nas escolas estaduais. Nessa modalidade, os jovens podem escolher entre 15 diferentes cursos, como Administração, Comunicação Visual, Design de Interiores, Edificações, Eletrônica, Nutrição e Dietética, Química e Serviços Jurídicos, entre outros.

Para o jovem Leonardo Alves Souza, aluno da E.E. Ministro Costa Manso, na zona sul de São Paulo, que optou pelo curso de informática do Vence, o programa coloca os estudantes um passo à frente na hora de procurar o primeiro emprego. “Acredito que será mais fácil para conseguir um emprego, pois com o curso eu já terei conhecimento na área mesmo antes de fazer uma faculdade”, afirma Leonardo.