• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 28/05/2018
Ensino Médio

Aulas de Educação Financeira orientam estudantes a planejarem seus gastos

Eletivas são oferecidas em ETI’s, onde alunos desenvolvem mecanismos de auxílio na organização

Conseguir pagar as contas no fim do mês e ainda poupar é algo sonhado por grande parte dos brasileiros. Mas, conciliar as entradas e as saídas nem sempre é uma tarefa fácil. Pensando nessa questão, a Educação implantou a disciplina “Educação Financeira – Sonhar Não Custa Nada”, que ensina ferramentas da economia doméstica, em Escolas de Tempo Integral.

“Os alunos aprendem como trabalhar com a planilha do Excel, calcular juros e como ajudar a família a economizar para a realização de um sonho, por exemplo”, esclarece a professora de matemática na escola Milton da Silva Rodrigues, Marilene Magalhães Chichette.

Durante o curso semestral, os participantes conversam sobre o que é necessário e o que é supérfluo, aprendem a avaliar qual é o melhor momento e melhor modalidade para realizar uma compra específica e ainda desenvolvem planilhas que auxiliam a ter controle dos gastos cotidianos.

“As aulas mudaram a minha percepção das coisas, se antes eu gastava todo o dinheiro que eu tinha no cinema, hoje guardo um pouco por mês na conta que os professores me ajudaram a abrir”, contou Ana Luisa Lima Miyamoto, aluna da unidade escolar.