• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 12/02/2015
Boas Práticas

Aulas de Taekwondo mobilizam jovens em comunidade de Serra Azul

Ação acontece aos sábados e faz parte do programa Escola da Família

Primeiro o aquecimento. Em seguida, o alongamento. Depois, os professores Paulino Igual e Diego Haruo, voluntários do programa Escola da Família, ensinam as técnicas específicas de Taekwondo aos alunos. Por fim, uma conversa entre professores e alunos marca o final da aula.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Realizadas aos sábados na E.E. Serra Azul, localizada na cidade de mesmo nome, município de São Paulo, as aulas de Taekwondo têm mobilizado crianças e adolescentes da região. O objetivo da iniciativa é oferecer aos jovens da região o esporte como forma de torná-los cidadãos melhores no futuro.

“O projeto é muito importante, pois a escola está situada em uma região um pouco mais carente da cidade. E, com a iniciativa, conseguimos desenvolver não só a parte física, como também a parte educacional, onde fazemos o acompanhamento escolar dos alunos. Também recebemos e orientamos familiares com algum tipo de problema”, conta Paulino.

Entre a comunidade, o projeto é um absoluto sucesso. Tanto que, há três anos, os professores criaram um núcleo separado para atender a alta procura pelo serviço. “Nós trabalhamos no programa Escola da Família há seis anos. Nele, atendemos aproximadamente entre 30 e 40 alunos por aula. Como a procura é alta, decidimos criar outro local de treino para atender os jovens”. “Já tivemos casos de alunos que se tornaram atletas profissionais a partir desse projeto”, afirma o professor.

Na opinião do professor Diego Haruo, ocupar a mente de crianças e adolescentes com o esporte, além de proporcionar a eles um novo aprendizado, é a principal conquista do projeto. “Para mim, como professor, dar o exemplo a essas crianças, mudar algo na vida delas, é uma conquista”.

Espaços para a comunidade

Iniciativa da Educação, o programa Escola da Família estimula as unidades de ensino públicas estaduais a abrirem seus espaços para a comunidade aos finais de semana.

Para 2015, um dos focos do programa será a leitura. Ao longo do ano, será implantado o projeto “Comunidade Leitora” que transformará as unidades em verdadeiros espaços de leitura a céu aberto. Além de um acervo variado de livros, revistas e jornais, os espaços também serão palcos de eventos literários. Saiba mais aqui.

Serviço

Local: E.E. Serra Azul
Rua: Egydio Fidencio Zanirato, 237 – Jardim Monte Azul/Serra Azul
As aulas de taekwondo acontecem aos sábados, das 15h às 17h.