• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 13/02/2012
Últimas Notícias

Aulas do Ensino Médio Integral começam nesta segunda-feira

Ideia do novo modelo de ensino médio é intensificar a formação intelectual do aluno, de acordo com suas habilidades e áreas de interesse Nesta segunda-feira (13), recomeçam as aulas em 16 […]

Ideia do novo modelo de ensino médio é intensificar a formação intelectual do aluno, de acordo com suas habilidades e áreas de interesse

Nesta segunda-feira (13), recomeçam as aulas em 16 escolas da rede estadual, que oferecerão a cerca de 5 mil alunos um novo modelo de escola em tempo integral. Nesta configuração, a jornada será ampliada de seis horas para nove horas e meia, incluindo três refeições diárias.

A estrutura do novo modelo de ensino médio contará com salas temáticas de português, história, arte e geografia, salas de leitura e informática,  laboratórios de biologia, química, física e matemática. “O próprio professor vai organizar a sala de aula temática. Então na sala de história, por exemplo, você tem todo material organizado para que os alunos se desloquem pelo ambiente escolar”, explica a coordenadora do programa Educação – Compromisso de São Paulo, Valéria de Souza.

Na Escola Estadual Conde do Parnaíba, em Jundiaí, está tudo pronto para receber quase 250 alunos. A dirigente de ensino da região, Eliana Maria Boldrin, conta que desde o começo todos receberam muito bem a ideia do novo programa. “Quando os diretores souberam do projeto que faz parte do programa Educação – Compromisso de São Paulo ficaram entusiasmados. Fizeram a reunião do conselho de escola, que conta com a participação de todos representantes da unidade e todos foram unânimes em aceitar o projeto”, afirma Eliana.

A ideia do novo modelo é orientar os alunos no auxílio e na elaboração de um projeto de vida, que consiste em um plano para o seu futuro. O objetivo é capacitar o estudante para a continuação dos estudos após o Ensino Médio e também para o mercado de trabalho. “Assim que o aluno entra na escola ele é preparado para pensar em seu projeto de vida, o que ele quer para seu futuro acadêmico e profissional. Nossa escola é pensada para atender essa expectativa, a partir do projeto de vida de cada aluno”, acredita Valéria.

Saiba mais sobre o programa