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sexta-feira, 15/02/2013
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Aulas do novo modelo de escola de tempo integral começam segunda-feira

Nas escolas estaduais Alto de Pinheiros e Jardim Imperial, localizadas em Araraquara, são 470 alunos Programa tem jornada ampliada, disciplinas eletivas e professores com dedicação exclusiva Um acolhimento especial aos […]

Nas escolas estaduais Alto de Pinheiros e Jardim Imperial, localizadas em Araraquara, são 470 alunos

Programa tem jornada ampliada, disciplinas eletivas e professores com dedicação exclusiva

Um acolhimento especial aos alunos marca a volta às aulas nas 69 escolas estaduais de tempo integral na segunda-feira, 18 de fevereiro, em todo o Estado. Em Araraquara, 470 estudantes das unidades Alto de Pinheiros e Jardim Imperial serão recebidos por jovens que passaram por uma formação específica para comandar as atividades de início do ano letivo.

Por meio do acolhimento, que ocorre nos primeiros dias de aula, os novos alunos conhecem as bases do programa, as equipes de direção, de professores e demais funcionários da escola, além das instalações do prédio. Cada série do Ensino Médio ou ano do Ensino Fundamental (ciclo II) será recebido separadamente para que os estudantes se sintam valorizados e pertencentes ao ambiente escolar.

“Com as dinâmicas propostas, os novos estudantes dessas escolas iniciam a construção de seus projetos de vida, refletindo sobre seus objetivos”, explica a coordenadora do programa, professora Valéria de Souza.

Os 320 jovens que farão o acolhimento em todo o Estado se destacaram em práticas protagonistas que integram o programa, como clubes juvenis, lideranças de turmas e iniciativas de corresponsabilidade pela sua formação. Eles foram selecionados entre os 4,6 mil alunos das 16 unidades de Ensino Médio nas quais teve início em 2012 o novo modelo de escola de tempo integral, uma das principais ações do programa Educação – Compromisso de São Paulo.

Neste ano, a modalidade, que foi ampliada para o ciclo II (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, deverá atender a cerca de 20 mil estudantes em 69 unidades da rede estadual, localizadas em 48 municípios.

 

Diferenciais do novo modelo

No novo modelo, a jornada é de oito horas e meia no Ensino Fundamental e de nove horas e meia no Ensino Médio, incluindo três refeições diárias. A estrutura conta com salas temáticas de português, história, arte e geografia e salas de leitura e informática.

Na matriz curricular, os alunos terão orientação de estudos, prática de ciências, preparação acadêmica ou para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida, que consiste em um plano para o seu futuro.

Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo. Cada escola vai definir quais serão elas, de acordo com o interesse dos alunos. Podem ser aulas relacionadas a línguas, tecnologia, artes, entre outros temas. O intuito é contribuir para que o jovem esteja apto para a realização do seu projeto.

Outro ponto forte do novo modelo está no sistema de trabalho oferecido para os docentes que atuam exclusivamente nas unidades do programa. É um regime de dedicação plena e integral de 40 horas semanais com carga horária multidisciplinar, que promove uma maior aproximação entre professor e aluno.

Para isso o docente recebe uma gratificação de dedicação plena e integral, que, por meio de lei sancionada em dezembro do ano passado, foi ampliada de 50% para 75% sobre o salário do professor, inclusive sobre o que foi incorporado durante sua carreira. Por exemplo, para um professor que acabou de entrar na rede ou que ainda esteja na faixa 1/nível 1 a remuneração passará de R$ 2.088 para R$ 3.654. A gratificação é computada nos cálculos do 13º salário, do acréscimo de um terço de férias e dos proventos da aposentadoria.

Para estarem aptos para desenvolver as atividades previstas na matriz curricular diferenciada, os professores atuantes nas escolas de tempo integral do novo modelo passam por uma formação específica.

Releases

Aulas do novo modelo de escola de tempo integral começam segunda-feira

Em Presidente Prudente, são 340 alunos na Escola Estadual Professor Joel Antonio de Lima Genésio Programa tem jornada ampliada, disciplinas eletivas e professores com dedicação exclusiva   Um acolhimento especial […]

Em Presidente Prudente, são 340 alunos na Escola Estadual Professor Joel Antonio de Lima Genésio

Programa tem jornada ampliada, disciplinas eletivas e professores com dedicação exclusiva

 

Um acolhimento especial aos alunos marca a volta às aulas nas 69 escolas estaduais de tempo integral na segunda-feira, 18 de fevereiro, em todo o Estado. Em Presidente Prudente, 340 estudantes da Escola Estadual Professor Joel Antonio de Lima Genésio serão recebidos por jovens que passaram por uma formação específica para comandar as atividades de início do ano letivo.

Por meio do acolhimento, que ocorre nos primeiros dias de aula, os novos alunos conhecem as bases do programa, as equipes de direção, de professores e demais funcionários da escola, além das instalações do prédio. Cada ano do Ensino Fundamental (ciclo II) será recebido separadamente para que os estudantes se sintam valorizados e pertencentes ao ambiente escolar.

“Com as dinâmicas propostas, os novos estudantes dessas escolas iniciam a construção de seus projetos de vida, refletindo sobre seus objetivos”, explica a coordenadora do programa, professora Valéria de Souza.

Os 320 jovens que farão o acolhimento em todo o Estado se destacaram em práticas protagonistas que integram o programa, como clubes juvenis, lideranças de turmas e iniciativas de corresponsabilidade pela sua formação. Eles foram selecionados entre os 4,6 mil alunos das 16 unidades de Ensino Médio nas quais teve início em 2012 o novo modelo de escola de tempo integral, uma das principais ações do programa Educação – Compromisso de São Paulo.

Neste ano, a modalidade, que foi ampliada para o ciclo II (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, deverá atender a cerca de 20 mil estudantes em 69 unidades da rede estadual, localizadas em 48 municípios.

 

Diferenciais do novo modelo

No novo modelo, a jornada é de oito horas e meia no Ensino Fundamental e de nove horas e meia no Ensino Médio, incluindo três refeições diárias. A estrutura conta com salas temáticas de português, história, arte e geografia e salas de leitura e informática.

Na matriz curricular, os alunos terão orientação de estudos, prática de ciências, preparação acadêmica ou para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida, que consiste em um plano para o seu futuro.

Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo. Cada escola vai definir quais serão elas, de acordo com o interesse dos alunos. Podem ser aulas relacionadas a línguas, tecnologia, artes, entre outros temas. O intuito é contribuir para que o jovem esteja apto para a realização do seu projeto.

Outro ponto forte do novo modelo está no sistema de trabalho oferecido para os docentes que atuam exclusivamente nas unidades do programa. É um regime de dedicação plena e integral de 40 horas semanais com carga horária multidisciplinar, que promove uma maior aproximação entre professor e aluno.

Para isso o docente recebe uma gratificação de dedicação plena e integral, que, por meio de lei sancionada em dezembro do ano passado, foi ampliada de 50% para 75% sobre o salário do professor, inclusive sobre o que foi incorporado durante sua carreira. Por exemplo, para um professor que acabou de entrar na rede ou que ainda esteja na faixa 1/nível 1 a remuneração passará de R$ 2.088 para R$ 3.654. A gratificação é computada nos cálculos do 13º salário, do acréscimo de um terço de férias e dos proventos da aposentadoria.

Para estarem aptos para desenvolver as atividades previstas na matriz curricular diferenciada, os professores atuantes nas escolas de tempo integral do novo modelo passam por uma formação específica.

 

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Aulas do novo modelo de escola de tempo integral começam segunda-feira

Na região de Sorocaba, são 1,7 mil alunos nas seis unidades locais Programa tem jornada ampliada, disciplinas eletivas e professores com dedicação exclusiva Um acolhimento especial aos alunos marca a […]

Na região de Sorocaba, são 1,7 mil alunos nas seis unidades locais

Programa tem jornada ampliada, disciplinas eletivas e professores com dedicação exclusiva

Um acolhimento especial aos alunos marca a volta às aulas nas 69 escolas estaduais de tempo integral na segunda-feira, 18 de fevereiro, em todo o Estado. Na região de Sorocaba, 1,7 mil estudantes de seis unidades locais (ver tabela no fim do texto) serão recebidos por jovens que passaram por uma formação específica para comandar as atividades de início do ano letivo.

Por meio do acolhimento, que ocorre nos primeiros dias de aula, os novos alunos conhecem as bases do programa, as equipes de direção, de professores e demais funcionários da escola, além das instalações do prédio. Cada série do Ensino Médio ou ano do Ensino Fundamental – Ciclo II será recebido separadamente para que os estudantes se sintam valorizados e pertencentes ao ambiente escolar.

“Com as dinâmicas propostas, os novos estudantes dessas escolas iniciam a construção de seus projetos de vida, refletindo sobre seus objetivos”, explica a coordenadora do programa, professora Valéria de Souza.

Os 320 jovens que farão o acolhimento em todo o Estado se destacaram em práticas protagonistas que integram o programa, como clubes juvenis, lideranças de turmas e iniciativas de corresponsabilidade pela sua formação. Eles foram selecionados entre os 4,6 mil alunos das 16 unidades de Ensino Médio nas quais teve início em 2012 o novo modelo de escola de tempo integral, uma das principais ações do programa Educação – Compromisso de São Paulo.

Neste ano, a modalidade, que foi ampliada para o ciclo II (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, deverá atender a cerca de 20 mil estudantes em 69 unidades da rede estadual, localizadas em 48 municípios.

 

Diferenciais do novo modelo

No novo modelo, a jornada é de oito horas e meia no Ensino Fundamental e de nove horas e meia no Ensino Médio, incluindo três refeições diárias. A estrutura conta com salas temáticas de português, história, arte e geografia e salas de leitura e informática.

Na matriz curricular, os alunos terão orientação de estudos, prática de ciências, preparação acadêmica ou para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida, que consiste em um plano para o seu futuro.

Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo. Cada escola vai definir quais serão elas, de acordo com o interesse dos alunos. Podem ser aulas relacionadas a línguas, tecnologia, artes, entre outros temas. O intuito é contribuir para que o jovem esteja apto para a realização do seu projeto.

Outro ponto forte do novo modelo está no sistema de trabalho oferecido para os docentes que atuam exclusivamente nas unidades do programa. É um regime de dedicação plena e integral de 40 horas semanais com carga horária multidisciplinar, que promove uma maior aproximação entre professor e aluno.

Para isso o docente recebe uma gratificação de dedicação plena e integral, que, por meio de lei sancionada em dezembro do ano passado, foi ampliada de 50% para 75% sobre o salário do professor, inclusive sobre o que foi incorporado durante sua carreira. Por exemplo, para um professor que acabou de entrar na rede ou que ainda esteja na faixa 1/nível 1 a remuneração passará de R$ 2.088 para R$ 3.654. A gratificação é computada nos cálculos do 13º salário, do acréscimo de um terço de férias e dos proventos da aposentadoria.

Para estarem aptos para desenvolver as atividades previstas na matriz curricular diferenciada, os professores atuantes nas escolas de tempo integral do novo modelo passam por uma formação específica.

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Aulas do novo modelo de escola de tempo integral começam segunda-feira

Na Baixada Santista, são 850 alunos nas quatro unidades locais Programa tem jornada ampliada, disciplinas eletivas e professores com dedicação exclusiva   Um acolhimento especial aos alunos marca a volta […]

Na Baixada Santista, são 850 alunos nas quatro unidades locais

Programa tem jornada ampliada, disciplinas eletivas e professores com dedicação exclusiva

 

Um acolhimento especial aos alunos marca a volta às aulas nas 69 escolas estaduais de tempo integral na segunda-feira, 18 de fevereiro, em todo o Estado. Na Baixada Santista, 850 estudantes de quatro unidades locais (ver tabela no fim do texto) serão recebidos por jovens que passaram por uma formação específica para comandar as atividades de início do ano letivo.

Por meio do acolhimento, que ocorre nos primeiros dias de aula, os novos alunos conhecem as bases do programa, as equipes de direção, de professores e demais funcionários da escola, além das instalações do prédio. Cada série do Ensino Médio ou ano do Ensino Fundamental (ciclo II) será recebido separadamente para que os estudantes se sintam valorizados e pertencentes ao ambiente escolar.

“Com as dinâmicas propostas, os novos estudantes dessas escolas iniciam a construção de seus projetos de vida, refletindo sobre seus objetivos”, explica a coordenadora do programa, professora Valéria de Souza.

Os 320 jovens que farão o acolhimento em todo o Estado se destacaram em práticas protagonistas que integram o programa, como clubes juvenis, lideranças de turmas e iniciativas de corresponsabilidade pela sua formação. Eles foram selecionados entre os 4,6 mil alunos das 16 unidades de Ensino Médio nas quais teve início em 2012 o novo modelo de escola de tempo integral, uma das principais ações do programa Educação – Compromisso de São Paulo.

Neste ano, a modalidade, que foi ampliada para o ciclo II (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, deverá atender a cerca de 20 mil estudantes em 69 unidades da rede estadual, localizadas em 48 municípios.

 

Diferenciais do novo modelo

No novo modelo, a jornada é de oito horas e meia no Ensino Fundamental e de nove horas e meia no Ensino Médio, incluindo três refeições diárias. A estrutura conta com salas temáticas de português, história, arte e geografia e salas de leitura e informática.

Na matriz curricular, os alunos terão orientação de estudos, prática de ciências, preparação acadêmica ou para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida, que consiste em um plano para o seu futuro.

Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo. Cada escola vai definir quais serão elas, de acordo com o interesse dos alunos. Podem ser aulas relacionadas a línguas, tecnologia, artes, entre outros temas. O intuito é contribuir para que o jovem esteja apto para a realização do seu projeto.

Outro ponto forte do novo modelo está no sistema de trabalho oferecido para os docentes que atuam exclusivamente nas unidades do programa. É um regime de dedicação plena e integral de 40 horas semanais com carga horária multidisciplinar, que promove uma maior aproximação entre professor e aluno.

Para isso o docente recebe uma gratificação de dedicação plena e integral, que, por meio de lei sancionada em dezembro do ano passado, foi ampliada de 50% para 75% sobre o salário do professor, inclusive sobre o que foi incorporado durante sua carreira. Por exemplo, para um professor que acabou de entrar na rede ou que ainda esteja na faixa 1/nível 1 a remuneração passará de R$ 2.088 para R$ 3.654. A gratificação é computada nos cálculos do 13º salário, do acréscimo de um terço de férias e dos proventos da aposentadoria.

Para estarem aptos para desenvolver as atividades previstas na matriz curricular diferenciada, os professores atuantes nas escolas de tempo integral do novo modelo passam por uma formação específica.

 

Escolas de tempo integral do novo modelo na Baixada Santista:

 

Diretoria de ensino

Município

Escola Estadual

Nível de ensino

Santos

Santos

Doutor Antonio
Ablas Filho

Ensino Médio

São Vicente

São Vicente

Professor Enio Vilas Boas

Ensino Fundamental – ciclo II

São Vicente

São Vicente

Professora Zulmira de Almeida Lambert

Ensino Médio

São Vicente

Praia Grande

Reverendo Augusto Paes de Ávila

Ensino Médio

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Aulas do novo modelo de escola de tempo integral começam segunda-feira

Na Região Metropolitana de São Paulo, são 6 mil alunos nas 19 unidades locais Programa tem jornada ampliada, disciplinas eletivas e professores com dedicação exclusiva   Um acolhimento especial aos […]

Na Região Metropolitana de São Paulo, são 6 mil alunos nas 19 unidades locais

Programa tem jornada ampliada, disciplinas eletivas e professores com dedicação exclusiva

 

Um acolhimento especial aos alunos marca a volta às aulas nas 69 escolas estaduais de tempo integral na segunda-feira, 18 de fevereiro, em todo o Estado. Na Região Metropolitana de São Paulo, 6 mil estudantes de 19 unidades locais (ver tabela no fim do texto) serão recebidos por jovens que passaram por uma formação específica para comandar as atividades de início do ano letivo.

Por meio do acolhimento, que ocorre nos primeiros dias de aula, os novos alunos conhecem as bases do programa, as equipes de direção, de professores e demais funcionários da escola, além das instalações do prédio. Cada série do Ensino Médio ou ano do Ensino Fundamental (ciclo II) será recebido separadamente para que os estudantes se sintam valorizados e pertencentes ao ambiente escolar.

“Com as dinâmicas propostas, os novos estudantes dessas escolas iniciam a construção de seus projetos de vida, refletindo sobre seus objetivos”, explica a coordenadora do programa, professora Valéria de Souza.

Os 320 jovens que farão o acolhimento em todo o Estado se destacaram em práticas protagonistas que integram o programa, como clubes juvenis, lideranças de turmas e iniciativas de corresponsabilidade pela sua formação. Eles foram selecionados entre os 4,6 mil alunos das 16 unidades de Ensino Médio nas quais teve início em 2012 o novo modelo de escola de tempo integral, uma das principais ações do programa Educação – Compromisso de São Paulo.

Neste ano, a modalidade, que foi ampliada para o ciclo II (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, deverá atender a cerca de 20 mil estudantes em 69 unidades da rede estadual, localizadas em 48 municípios.

 

Diferenciais do novo modelo

No novo modelo, a jornada é de oito horas e meia no Ensino Fundamental e de nove horas e meia no Ensino Médio, incluindo três refeições diárias. A estrutura conta com salas temáticas de português, história, arte e geografia e salas de leitura e informática.

Na matriz curricular, os alunos terão orientação de estudos, prática de ciências, preparação acadêmica ou para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida, que consiste em um plano para o seu futuro.

Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo. Cada escola vai definir quais serão elas, de acordo com o interesse dos alunos. Podem ser aulas relacionadas a línguas, tecnologia, artes, entre outros temas. O intuito é contribuir para que o jovem esteja apto para a realização do seu projeto.

Outro ponto forte do novo modelo está no sistema de trabalho oferecido para os docentes que atuam exclusivamente nas unidades do programa. É um regime de dedicação plena e integral de 40 horas semanais com carga horária multidisciplinar, que promove uma maior aproximação entre professor e aluno.

Para isso o docente recebe uma gratificação de dedicação plena e integral, que, por meio de lei sancionada em dezembro do ano passado, foi ampliada de 50% para 75% sobre o salário do professor, inclusive sobre o que foi incorporado durante sua carreira. Por exemplo, para um professor que acabou de entrar na rede ou que ainda esteja na faixa 1/nível 1 a remuneração passará de R$ 2.088 para R$ 3.654. A gratificação é computada nos cálculos do 13º salário, do acréscimo de um terço de férias e dos proventos da aposentadoria.

Para estarem aptos para desenvolver as atividades previstas na matriz curricular diferenciada, os professores atuantes nas escolas de tempo integral do novo modelo passam por uma formação específica.

 

Escolas de tempo integral do novo modelo na Região Metropolitana de São Paulo:

Diretoria de ensino

Município

Escola
Estadual

Nível de ensino

Santo André

Santo André

Doutor Manoel Grandini Casquel

Ensino Fundamental – ciclo II

Santo André

Santo André

Jardim Riviera

Ensino Médio

São Bernardo do Campo

São Bernardo do Campo

Professora Faustina Pinheiro Silva

Ensino Fundamental – ciclo II

São Bernardo do Campo

São Bernardo do Campo

Lauro Gomes de Almeida

Ensino Fundamental – ciclo II

São Bernardo do Campo

São Bernardo do Campo

Rudge Ramos

Ensino Fundamental – ciclo II

Caieiras

Caieiras

Isaias Luiz Matiazzo

Ensino Fundamental – ciclo II

Caieiras

Cajamar

Walter Ribas de Andrade

Ensino Médio

Caieiras

Cajamar

Tenente Joaquim Marques da Silva Sobrinho

Ensino Médio

Carapicuíba

Carapicuíba

Desembargador Edgard de Moura Bittencourt

Ensino Fundamental – ciclo II

Carapicuíba

Carapicuíba

Professor Willian Rodrigues Rebuá

Ensino Médio

Itapecerica da Serra

Itapecerica da Serra

Jornalista Paulo de Castro Ferreira Jr

Ensino Fundamental – ciclo II

Itapevi

Barueri

Prefeito Nestor de Camargo

Ensino Médio

São Paulo – Centro-oeste

São Paulo

Carlos Maximiliano Pereira dos Santos

Ensino Fundamental – ciclo II

São Paulo – Centro-oeste

São Paulo

Alexandre Von Humboldt

Ensino Médio

São Paulo – Centro-oeste

São Paulo

Professor Antonio Alves Cruz

Ensino Médio

São Paulo – Leste 1

São Paulo

Deputado Raul Pilla

Ensino Fundamental – ciclo II

São Paulo – Leste 2

São Paulo

Reverendo Tercio Moraes Pereira

Ensino Médio

São Paulo – Norte 1

São Paulo

Ayres De Moura Professor

Ensino Médio e Ensino Fundamental – ciclo II

São Paulo – Norte 1

São Paulo

Professor Milton da Silva Rodrigues

Ensino Médio

 

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Aulas do novo modelo de escola de tempo integral começam segunda-feira

Em Marília, são 290 alunos na Escola Estadual Amilcare Mattei Programa tem jornada ampliada, disciplinas eletivas e professores com dedicação exclusiva   Um acolhimento especial aos alunos marca a volta […]

Em Marília, são 290 alunos na Escola Estadual Amilcare Mattei

Programa tem jornada ampliada, disciplinas eletivas e professores com dedicação exclusiva

 

Um acolhimento especial aos alunos marca a volta às aulas nas 69 escolas estaduais de tempo integral na segunda-feira, 18 de fevereiro, em todo o Estado. Em Marília, 290 estudantes da Escola Estadual Amilcare Mattei serão recebidos por jovens que passaram por uma formação específica para comandar as atividades de início do ano letivo.

Por meio do acolhimento, que ocorre nos primeiros dias de aula, os novos alunos conhecem as bases do programa, as equipes de direção, de professores e demais funcionários da escola, além das instalações do prédio. Cada série do Ensino Médio será recebida separadamente para que os estudantes se sintam valorizados e pertencentes ao ambiente escolar.

“Com as dinâmicas propostas, os novos estudantes dessas escolas iniciam a construção de seus projetos de vida, refletindo sobre seus objetivos”, explica a coordenadora do programa, professora Valéria de Souza.

Os 320 jovens que farão o acolhimento em todo o Estado se destacaram em práticas protagonistas que integram o programa, como clubes juvenis, lideranças de turmas e iniciativas de corresponsabilidade pela sua formação. Eles foram selecionados entre os 4,6 mil alunos das 16 unidades de Ensino Médio nas quais teve início em 2012 o novo modelo de escola de tempo integral, uma das principais ações do programa Educação – Compromisso de São Paulo.

Neste ano, a modalidade, que foi ampliada para o ciclo II (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, deverá atender a cerca de 20 mil estudantes em 69 unidades da rede estadual, localizadas em 48 municípios.

 

Diferenciais do novo modelo

No novo modelo, a jornada é de oito horas e meia no Ensino Fundamental e de nove horas e meia no Ensino Médio, incluindo três refeições diárias. A estrutura conta com salas temáticas de português, história, arte e geografia e salas de leitura e informática.

Na matriz curricular, os alunos terão orientação de estudos, prática de ciências, preparação acadêmica ou para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida, que consiste em um plano para o seu futuro.

Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo. Cada escola vai definir quais serão elas, de acordo com o interesse dos alunos. Podem ser aulas relacionadas a línguas, tecnologia, artes, entre outros temas. O intuito é contribuir para que o jovem esteja apto para a realização do seu projeto.

Outro ponto forte do novo modelo está no sistema de trabalho oferecido para os docentes que atuam exclusivamente nas unidades do programa. É um regime de dedicação plena e integral de 40 horas semanais com carga horária multidisciplinar, que promove uma maior aproximação entre professor e aluno.

Para isso o docente recebe uma gratificação de dedicação plena e integral, que, por meio de lei sancionada em dezembro do ano passado, foi ampliada de 50% para 75% sobre o salário do professor, inclusive sobre o que foi incorporado durante sua carreira. Por exemplo, para um professor que acabou de entrar na rede ou que ainda esteja na faixa 1/nível 1 a remuneração passará de R$ 2.088 para R$ 3.654. A gratificação é computada nos cálculos do 13º salário, do acréscimo de um terço de férias e dos proventos da aposentadoria.

Para estarem aptos para desenvolver as atividades previstas na matriz curricular diferenciada, os professores atuantes nas escolas de tempo integral do novo modelo passam por uma formação específica. 

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Aulas do novo modelo de escola de tempo integral começam segunda-feira

Na região de Barretos, são 500 alunos em duas unidades, localizadas em Barretos e Olímpia Programa tem jornada ampliada, disciplinas eletivas e professores com dedicação exclusiva Um acolhimento especial aos […]

Na região de Barretos, são 500 alunos em duas unidades, localizadas em Barretos e Olímpia

Programa tem jornada ampliada, disciplinas eletivas e professores com dedicação exclusiva

Um acolhimento especial aos alunos marca a volta às aulas nas 69 escolas estaduais de tempo integral na segunda-feira, 18 de fevereiro, em todo o Estado. Na região de Barretos, 500 estudantes das unidades Capitão Narciso Bertolino, em Olímpia, e Valois Scortecci, em Barretos, serão recebidos por jovens que passaram por uma formação específica para comandar as atividades de início do ano letivo.

Por meio do acolhimento, que ocorre nos primeiros dias de aula, os novos alunos conhecem as bases do programa, as equipes de direção, de professores e demais funcionários da escola, além das instalações do prédio. Cada ano do Ensino Fundamental (ciclo II) será recebido separadamente para que os estudantes se sintam valorizados e pertencentes ao ambiente escolar.

“Com as dinâmicas propostas, os novos estudantes dessas escolas iniciam a construção de seus projetos de vida, refletindo sobre seus objetivos”, explica a coordenadora do programa, professora Valéria de Souza.

Os 320 jovens que farão o acolhimento em todo o Estado se destacaram em práticas protagonistas que integram o programa, como clubes juvenis, lideranças de turmas e iniciativas de corresponsabilidade pela sua formação. Eles foram selecionados entre os 4,6 mil alunos das 16 unidades de Ensino Médio nas quais teve início em 2012 o novo modelo de escola de tempo integral, uma das principais ações do programa Educação – Compromisso de São Paulo.

Neste ano, a modalidade, que foi ampliada para o ciclo II (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, deverá atender a cerca de 20 mil estudantes em 69 unidades da rede estadual, localizadas em 48 municípios.

 

Diferenciais do novo modelo

No novo modelo, a jornada é de oito horas e meia no Ensino Fundamental e de nove horas e meia no Ensino Médio, incluindo três refeições diárias. A estrutura conta com salas temáticas de português, história, arte e geografia e salas de leitura e informática.

Na matriz curricular, os alunos terão orientação de estudos, prática de ciências, preparação acadêmica ou para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida, que consiste em um plano para o seu futuro.

Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo. Cada escola vai definir quais serão elas, de acordo com o interesse dos alunos. Podem ser aulas relacionadas a línguas, tecnologia, artes, entre outros temas. O intuito é contribuir para que o jovem esteja apto para a realização do seu projeto.

Outro ponto forte do novo modelo está no sistema de trabalho oferecido para os docentes que atuam exclusivamente nas unidades do programa. É um regime de dedicação plena e integral de 40 horas semanais com carga horária multidisciplinar, que promove uma maior aproximação entre professor e aluno.

Para isso o docente recebe uma gratificação de dedicação plena e integral, que, por meio de lei sancionada em dezembro do ano passado, foi ampliada de 50% para 75% sobre o salário do professor, inclusive sobre o que foi incorporado durante sua carreira. Por exemplo, para um professor que acabou de entrar na rede ou que ainda esteja na faixa 1/nível 1 a remuneração passará de R$ 2.088 para R$ 3.654. A gratificação é computada nos cálculos do 13º salário, do acréscimo de um terço de férias e dos proventos da aposentadoria.

Para estarem aptos para desenvolver as atividades previstas na matriz curricular diferenciada, os professores atuantes nas escolas de tempo integral do novo modelo passam por uma formação específica.

 

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Aulas do novo modelo de escola de tempo integral começam segunda-feira

Na região de Campinas, são 4,7 mil alunos nas 17 unidades locais Programa tem jornada ampliada, disciplinas eletivas e professores com dedicação exclusiva   Um acolhimento especial aos alunos marca […]

Na região de Campinas, são 4,7 mil alunos nas 17 unidades locais

Programa tem jornada ampliada, disciplinas eletivas e professores com dedicação exclusiva

 

Um acolhimento especial aos alunos marca a volta às aulas nas 69 escolas estaduais de tempo integral na segunda-feira, 18 de fevereiro, em todo o Estado. Na região de Campinas, 4,7 mil estudantes de 17 unidades locais (ver tabela no fim do texto) serão recebidos por jovens que passaram por uma formação específica para comandar as atividades de início do ano letivo.

Por meio do acolhimento, que ocorre nos primeiros dias de aula, os novos alunos conhecem as bases do programa, as equipes de direção, de professores e demais funcionários da escola, além das instalações do prédio. Cada série do Ensino Médio ou ano do Ensino Fundamental (ciclo II) será recebido separadamente para que os estudantes se sintam valorizados e pertencentes ao ambiente escolar.

“Com as dinâmicas propostas, os novos estudantes dessas escolas iniciam a construção de seus projetos de vida, refletindo sobre seus objetivos”, explica a coordenadora do programa, professora Valéria de Souza.

Os 320 jovens que farão o acolhimento em todo o Estado se destacaram em práticas protagonistas que integram o programa, como clubes juvenis, lideranças de turmas e iniciativas de corresponsabilidade pela sua formação. Eles foram selecionados entre os 4,6 mil alunos das 16 unidades de Ensino Médio nas quais teve início em 2012 o novo modelo de escola de tempo integral, uma das principais ações do programa Educação – Compromisso de São Paulo.

Neste ano, a modalidade, que foi ampliada para o ciclo II (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, deverá atender a cerca de 20 mil estudantes em 69 unidades da rede estadual, localizadas em 48 municípios.

 

Diferenciais do novo modelo

No novo modelo, a jornada é de oito horas e meia no Ensino Fundamental e de nove horas e meia no Ensino Médio, incluindo três refeições diárias. A estrutura conta com salas temáticas de português, história, arte e geografia e salas de leitura e informática.

Na matriz curricular, os alunos terão orientação de estudos, prática de ciências, preparação acadêmica ou para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida, que consiste em um plano para o seu futuro.

Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo. Cada escola vai definir quais serão elas, de acordo com o interesse dos alunos. Podem ser aulas relacionadas a línguas, tecnologia, artes, entre outros temas. O intuito é contribuir para que o jovem esteja apto para a realização do seu projeto.

Outro ponto forte do novo modelo está no sistema de trabalho oferecido para os docentes que atuam exclusivamente nas unidades do programa. É um regime de dedicação plena e integral de 40 horas semanais com carga horária multidisciplinar, que promove uma maior aproximação entre professor e aluno.

Para isso o docente recebe uma gratificação de dedicação plena e integral, que, por meio de lei sancionada em dezembro do ano passado, foi ampliada de 50% para 75% sobre o salário do professor, inclusive sobre o que foi incorporado durante sua carreira. Por exemplo, para um professor que acabou de entrar na rede ou que ainda esteja na faixa 1/nível 1 a remuneração passará de R$ 2.088 para R$ 3.654. A gratificação é computada nos cálculos do 13º salário, do acréscimo de um terço de férias e dos proventos da aposentadoria.

Para estarem aptos para desenvolver as atividades previstas na matriz curricular diferenciada, os professores atuantes nas escolas de tempo integral do novo modelo passam por uma formação específica.

 

Escolas de tempo integral do novo modelo na região de Campinas:

Diretoria de ensino

Município

Escola
Estadual

Nível de ensino

Americana

Americana

João XXIII

Ensino Médio

Americana

Santa Barbara D’Oeste

Comendador Emílio Romi

Ensino Médio

Campinas Leste

Jaguariúna

Professor Celso Henrique Tozzi

Ensino Médio

Capivari

Indaiatuba

Jardim Colonial

Ensino Médio

Jundiaí

Jundiaí

Professora Maria José Maia de Toledo

Ensino Fundamental – ciclo II

Jundiaí

Jundiaí

Conde do Parnaíba

Ensino Médio

Jundiaí

Itatiba

Professor Antonio Dutra

Ensino Médio

Limeira

Rio Claro

Professora Carolina Augusta Seraphim

Ensino Fundamental – ciclo II

Limeira

Cordeirópolis

José Levy Cel

Ensino Médio

Limeira

Cosmópolis

Professora Ivete Sala de Queiroz

Ensino Médio

Limeira

Limeira

Professor Gabriel Pozzi

Ensino Médio

Limeira

Rio Claro

Chanceler Raul Fernandes

Ensino Médio

Mogi Mirim

Águas de Lindoia

Doutor Francisco Tozzi

Ensino Médio

Piracicaba

Piracicaba

Sud Mennucci

Ensino Médio

Sumaré

Sumaré

Parque Santo Antonio I

Ensino Fundamental – ciclo II

Sumaré

Sumaré

Dom Jayme De Barros Câmara

Ensino Médio

Sumaré

Hortolândia

Jardim Amanda

Ensino Médio

 

 

Releases

Aulas do novo modelo de escola de tempo integral começam segunda-feira

Na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, são 2,7 mil alunos nas 11 unidades locais Programa tem jornada ampliada, disciplinas eletivas e professores com dedicação exclusiva   Um […]

Na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, são 2,7 mil alunos nas 11 unidades locais

Programa tem jornada ampliada, disciplinas eletivas e professores com dedicação exclusiva

 

Um acolhimento especial aos alunos marca a volta às aulas nas 69 escolas estaduais de tempo integral na segunda-feira, 18 de fevereiro, em todo o Estado. Na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, 2,7 mil estudantes de 11 unidades locais (ver tabela no fim do texto) serão recebidos por jovens que passaram por uma formação específica para comandar as atividades de início do ano letivo.

Por meio do acolhimento, que ocorre nos primeiros dias de aula, os novos alunos conhecem as bases do programa, as equipes de direção, de professores e demais funcionários da escola, além das instalações do prédio. Cada série do Ensino Médio ou ano do Ensino Fundamental (ciclo II) será recebido separadamente para que os estudantes se sintam valorizados e pertencentes ao ambiente escolar.

“Com as dinâmicas propostas, os novos estudantes dessas escolas iniciam a construção de seus projetos de vida, refletindo sobre seus objetivos”, explica a coordenadora do programa, professora Valéria de Souza.

Os 320 jovens que farão o acolhimento em todo o Estado se destacaram em práticas protagonistas que integram o programa, como clubes juvenis, lideranças de turmas e iniciativas de corresponsabilidade pela sua formação. Eles foram selecionados entre os 4,6 mil alunos das 16 unidades de Ensino Médio nas quais teve início em 2012 o novo modelo de escola de tempo integral, uma das principais ações do programa Educação – Compromisso de São Paulo.

Neste ano, a modalidade, que foi ampliada para o ciclo II (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, deverá atender a cerca de 20 mil estudantes em 69 unidades da rede estadual, localizadas em 48 municípios.

 

Diferenciais do novo modelo

No novo modelo, a jornada é de oito horas e meia no Ensino Fundamental e de nove horas e meia no Ensino Médio, incluindo três refeições diárias. A estrutura conta com salas temáticas de português, história, arte e geografia e salas de leitura e informática.

Na matriz curricular, os alunos terão orientação de estudos, prática de ciências, preparação acadêmica ou para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida, que consiste em um plano para o seu futuro.

Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo. Cada escola vai definir quais serão elas, de acordo com o interesse dos alunos. Podem ser aulas relacionadas a línguas, tecnologia, artes, entre outros temas. O intuito é contribuir para que o jovem esteja apto para a realização do seu projeto.

Outro ponto forte do novo modelo está no sistema de trabalho oferecido para os docentes que atuam exclusivamente nas unidades do programa. É um regime de dedicação plena e integral de 40 horas semanais com carga horária multidisciplinar, que promove uma maior aproximação entre professor e aluno.

Para isso o docente recebe uma gratificação de dedicação plena e integral, que, por meio de lei sancionada em dezembro do ano passado, foi ampliada de 50% para 75% sobre o salário do professor, inclusive sobre o que foi incorporado durante sua carreira. Por exemplo, para um professor que acabou de entrar na rede ou que ainda esteja na faixa 1/nível 1 a remuneração passará de R$ 2.088 para R$ 3.654. A gratificação é computada nos cálculos do 13º salário, do acréscimo de um terço de férias e dos proventos da aposentadoria.

Para estarem aptos para desenvolver as atividades previstas na matriz curricular diferenciada, os professores atuantes nas escolas de tempo integral do novo modelo passam por uma formação específica.

 

Escolas de tempo integral do novo modelo na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte:

Diretoria de ensino

Município

Escola Estadual

Nível de ensino

Guaratinguetá

Cachoeira Paulista

Comendador Oliveira Gomes

Ensino Fundamental – ciclo II

Guaratinguetá

Lorena

Professor Joaquim Ferreira Pedro

Ensino Fundamental – ciclo II

Guaratinguetá

Cruzeiro

Professor Virgilio Antunes

Ensino Médio

Pindamonhangaba

Pindamonhangaba

Professora Eunice Bueno Romeiro

Ensino Fundamental – ciclo II

Pindamonhangaba

Tremembé

Manuel Cabral

Ensino Médio

Pindamonhangaba

Pindamonhangaba

Ryoiti Yassuda

Ensino Médio

Pindamonhangaba

Campos do Jordão

Vila Albertina

Ensino Médio

São José dos Campos

São José dos Campos

Professor Francisco Pereira da Silva

Ensino Médio

São José dos Campos

São José dos Campos

Professora Ilza Ilma Moeller Coppio

Ensino Médio

Taubaté

Taubaté

Monteiro Lobato

Ensino Médio

Taubaté

Taubaté

Newton Camara Leal Barros

Ensino Médio

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Aulas do novo modelo de escola de tempo integral começam segunda-feira

Na região de São José do Rio Preto, são 1,2 mil alunos nas quatro unidades localizadas em Catanduva, Fernandópolis e São José do Rio Preto Programa tem jornada ampliada, disciplinas […]

Na região de São José do Rio Preto, são 1,2 mil alunos nas quatro unidades localizadas em Catanduva, Fernandópolis e São José do Rio Preto

Programa tem jornada ampliada, disciplinas eletivas e professores com dedicação exclusiva

 

Um acolhimento especial aos alunos marca a volta às aulas nas 69 escolas estaduais de tempo integral na segunda-feira, 18 de fevereiro, em todo o Estado. Na região de São José do Rio Preto, 1,2 mil estudantes de quatro unidades locais (ver tabela no fim do texto) serão recebidos por jovens que passaram por uma formação específica para comandar as atividades de início do ano letivo.

Por meio do acolhimento, que ocorre nos primeiros dias de aula, os novos alunos conhecem as bases do programa, as equipes de direção, de professores e demais funcionários da escola, além das instalações do prédio. Cada série do Ensino Médio será recebida separadamente para que os estudantes se sintam valorizados e pertencentes ao ambiente escolar.

“Com as dinâmicas propostas, os novos estudantes dessas escolas iniciam a construção de seus projetos de vida, refletindo sobre seus objetivos”, explica a coordenadora do programa, professora Valéria de Souza.

Os 320 jovens que farão o acolhimento em todo o Estado se destacaram em práticas protagonistas que integram o programa, como clubes juvenis, lideranças de turmas e iniciativas de corresponsabilidade pela sua formação. Eles foram selecionados entre os 4,6 mil alunos das 16 unidades de Ensino Médio nas quais teve início em 2012 o novo modelo de escola de tempo integral, uma das principais ações do programa Educação – Compromisso de São Paulo.

Neste ano, a modalidade, que foi ampliada para o ciclo II (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, deverá atender a cerca de 20 mil estudantes em 69 unidades da rede estadual, localizadas em 48 municípios.

 

Diferenciais do novo modelo

No novo modelo, a jornada é de oito horas e meia no Ensino Fundamental e de nove horas e meia no Ensino Médio, incluindo três refeições diárias. A estrutura conta com salas temáticas de português, história, arte e geografia e salas de leitura e informática.

Na matriz curricular, os alunos terão orientação de estudos, prática de ciências, preparação acadêmica ou para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida, que consiste em um plano para o seu futuro.

Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes contam também com disciplinas eletivas, que são escolhidas de acordo com seu objetivo. Cada escola vai definir quais serão elas, de acordo com o interesse dos alunos. Podem ser aulas relacionadas a línguas, tecnologia, artes, entre outros temas. O intuito é contribuir para que o jovem esteja apto para a realização do seu projeto.

Outro ponto forte do novo modelo está no sistema de trabalho oferecido para os docentes que atuam exclusivamente nas unidades do programa. É um regime de dedicação plena e integral de 40 horas semanais com carga horária multidisciplinar, que promove uma maior aproximação entre professor e aluno.

Para isso o docente recebe uma gratificação de dedicação plena e integral, que, por meio de lei sancionada em dezembro do ano passado, foi ampliada de 50% para 75% sobre o salário do professor, inclusive sobre o que foi incorporado durante sua carreira. Por exemplo, para um professor que acabou de entrar na rede ou que ainda esteja na faixa 1/nível 1 a remuneração passará de R$ 2.088 para R$ 3.654. A gratificação é computada nos cálculos do 13º salário, do acréscimo de um terço de férias e dos proventos da aposentadoria.

Para estarem aptos para desenvolver as atividades previstas na matriz curricular diferenciada, os professores atuantes nas escolas de tempo integral do novo modelo passam por uma formação específica.

 

Escolas de tempo integral do novo modelo na região de Rio Preto:

Diretoria de ensino

Município

Escola Estadual

Nível de ensino

Catanduva

Catanduva

Doutor Nestor Sampaio Bittencourt

Ensino Médio

Fernandópolis

Fernandópolis

Afonso Cáfaro

Ensino Médio

São José do Rio Preto

São José do Rio Preto

Professora Amira Homsi Chalella

Ensino Médio

São José do Rio Preto

São José do Rio Preto

Professor Jamil Khauan

Ensino Médio