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sexta-feira, 31/01/2014
Ensino Integral

Aulas nas escolas de tempo integral do Estado de São Paulo voltam nesta segunda (3)

Nas instituições que utilizam esse modelo, a jornada escolar é entre oito e nove horas em média

As aulas nas escolas de tempo integral da rede estadual de ensino voltam na próxima segunda-feira (3). Nestas unidades, as reuniões de professores e conselhos de classe foram antecipados para a última semana de janeiro, e as matrículas podem ser realizadas até esta sexta-feira (31).

– Conheça a lista de escolas que fazem parte do modelo

O número de unidades com o novo modelo de tempo integral no Estado quase triplicou em relação ao ano passado, quando eram 69 no total (elevação de 2,6 vezes). Nas instituições, a jornada escolar é entre oito e nove horas em média, com a oferta de disciplinas eletivas, estrutura com laboratórios, professores com dedicação exclusiva e gratificação de 75% sobre o salário.

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Outro ponto forte do novo modelo está no sistema de trabalho oferecido para os docentes que atuarem exclusivamente nas escolas de ensino integral. É um regime de dedicação plena e integral de 40 horas semanais com carga horária multidisciplinar, que promove uma maior aproximação entre professor e aluno. Para isso o docente recebe uma gratificação.

Rendimento

Levantamento feito pela Secretaria mostra que o rendimento dos alunos matriculados na modalidade aumentou até 81% em leitura e 71,1% em matemática. Para fazer o cadastro, o procedimento é o mesmo das escolas estaduais: basta que os pais ou responsáveis pelos estudantes compareçam a uma das unidades e informem os dados do ingressante.

“Ampliar a possibilidade de os nossos alunos ficarem mais tempo na escola é um excelente caminho para aprimorar ainda mais a qualidade do ensino e a oferta de atividades focadas na formação pessoal dos estudantes. São ações que fortalecem o elo com as unidades de ensino, com os professores e reforçam o compromisso com a educação integral, pedagógica e social, dos nossos jovens”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.