A partir da próxima segunda-feira (5), as escolas estaduais de São Paulo iniciam a aplicação da Avaliação de Aprendizagem em Processo. O exame é utilizado pelos educadores para analisar o nível de aprendizado dos estudantes e, com isso, traçar estratégias e metas para garantir o desenvolvimento dos alunos.
Os estudantes do 5°, 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e os jovens da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio participam da avaliação. Ao todo, cerca de 3,3 milhões de alunos devem realizar o exame na próxima semana.
A sugestão da Secretaria da Educação é que as unidades escolares apliquem as provas de português e matemática que compõem a Avaliação de Aprendizagem em Processo até o dia 9 de agosto. Cada escola terá liberdade para definir, dentro desse período, quais os dias os exames serão realizados.
Provas
A prova de língua portuguesa terá o mesmo formato para todos os anos e séries, com 15 questões de múltipla escolha. Haverá ainda uma segunda avaliação, voltado à produção textual, na aula de língua portuguesa. Já a avaliação de matemática será composta de dez questões. A prova dessa disciplina será composta por questões objetivas e dissertativas.
Os professores também receberão o manual “Comentários e Recomendações Pedagógicas”, que os auxiliará a sugerir ações de acordo com a defasagem apresentada pelos estudantes.