sexta-feira, 22/05/2020

Avaliação de Aprendizagem em Processo acontece na próxima semana com características diferentes dos anos anteriores

A prova será aplicada de 25 a 29 de maio de forma virtual, via aplicativo, e também de forma impressa; confira a programação

Seguindo a programação atual, de 25 a 29 de maio, será aplicada a Avaliação de Aprendizagem em Processo, a APP, do 1º bimestre. O objetivo é o de ajudar a identificar o quanto os alunos avançaram até o final do bimestre e quais dificuldades de aprendizagem apresentaram. Esse será um dos instrumentos que ajudará a planejar o trabalho de recuperação e aprofundamento contínuos. Por conta da suspensão das aulas na rede estadual, devido a COVID-19, a avaliação terá uma característica diferente neste ano.

“Nós não vamos usar os resultados dessa avaliação para comparação com bimestres passados. A aplicação dessa avaliação é um momento para que os alunos consigam avaliar sua própria aprendizagem. Aqueles que estão conseguindo acompanhar as atividades em casa, via aplicativo, podem realizar a prova por lá. Já para os alunos que estão estudando através de materiais didáticos podem fazer a avaliação impressa e devolver na volta das atividades”, comenta o responsável pela Coordenadoria Pedagógica, Caetano Siqueira.

Nos anos iniciais, a prova também terá uma característica diferente: “ela é mediada pelo professor, ele lê junto e realiza a avaliação. De forma não presencial, os professores farão a mediação através de áudios e vídeos, e em outros lugares a própria DRE fará a mediação das provas dessa forma. E tem também mediação via aplicativo e TV do Centro de Mídias”, ressalta Caetano.

A partir do 2º bimestre, a AAP está prevista para ser realizada de 13 a 17 de julho e no 3º bimestre, a previsão é de que a avaliação ocorra de 28 de setembro a 2 de outubro, seguindo a mesma sequencia das anteriores.