quarta-feira, 21/06/2017
Ensino Fundamental

Aventuras Currículo+ Português e Matemática ajuda professores a tornar aulas mais dinâmicas

Os cursos podem ser utilizados por professores cadastrados na Secretaria Escolar Digital

Todos os professores do Ensino Fundamental dos Anos Finais e Ensino Médio, com aulas atribuídas em Matemática ou Língua Portuguesa, cadastrados na SED (Secretaria Escolar Digital), e com suas turmas associadas ao seu cadastro, poderão ter acesso aos cursos “Aventuras Currículo+: Língua Portuguesa” e “Aventuras Currículo+: Matemática”. Os cursos são totalmente a distância, com carga horária de 40 horas e no formato de estudos autônomos. A formação vai até 25 de outubro. Para mais informações, leia o Regulamento ou acesse o site da ação.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O projeto Aventuras Currículo+ apresenta estratégias diferenciadas para a recuperação de conteúdos e o desenvolvimento de competências e habilidades relativas à leitura, à escrita e aos conhecimentos matemáticos, com o uso das tecnologias que visam tornar a aula mais diversificada e dinâmica. Por meio de uma narrativa gamificada, o aluno é desafiado a cumprir pequenas missões que renderão bônus para a grande missão de salvar o Planeta Terra.

O professor é o grande Mestre da Aventura, e o curso de formação vai apoiá-lo na implementação do projeto com os alunos.

De acordo com a gestora do curso, Camila Lopes, a plataforma é uma forma de engajar tanto alunos como educadores nos processos de ensino-aprendizagem. “Cerca de 90% dos professores (que responderam às pesquisas de satisfação das edições anteriores) perceberam impacto positivo na aprendizagem dos alunos”, conta.

Além dos conteúdos específicos de cada disciplina, o curso abordará outros temas importantes, entre eles: gestão da sala de aula, uso das tecnologias digitais de comunicação e informação, como utilizar objetos digitais de aprendizagem, gamificação e muito mais. Ainda, segundo a gestora, “os cursistas contarão com diferentes materiais de apoio, como vídeoaulas e outros recursos que poderão enriquecer o trabalho do professor no desenvolvimento do Currículo Oficial”, completa.

Eva Margareth Dias, também gestora do curso, conta que a edição de 2017 terá um período maior para realização e implementação do projeto nas escolas. Ressalta ainda que “os professores poderão refazer as avaliações em até três tentativas, durante o período do curso e especialmente ao final do curso, a fim de obterem um desempenho cada vez melhor”, finaliza.

Para saber mais, acesse a intranet da Educação