• Siga-nos em nossas redes sociais:
domingo, 02/02/2020
Destaque

Baixada Santista terá 7 novas escolas em regime PEI

Em 2020, serão ao menos 664 escolas no programa; meta é ultrapassar 1,4 mil unidades de ensino até 2023

A partir de 2020, o PEI (Programa de Ensino Integral) estará presente em ao menos 664 escolas da rede estadual do estado, sendo 7 delas na Baixada Santista. Atualmente, 417 escolas da rede estadual já funcionam nesta modalidade, e a expectativa da Educação é ultrapassar 1,4 mil unidades de ensino até o ano de 2023.

“Este anúncio é muito significativo para um governo que prioriza a educação, como é o nosso. É a maior expansão do programa de ensino integral do estado de São Paulo”, declarou o Governador João Doria, no anúncio da ação, ainda em 2019.

As 247 escolas estaduais que manifestaram interesse em aderir ao programa a partir de 2020 obedecem a critérios estabelecidos pela Secretaria da Educação, como ter mais de 12 salas de aulas e levando-se em conta o grau de vulnerabilidade socioeconômica da comunidade que a escola atende.

“O tempo a mais que o aluno permanece na escola, com tutoria individualizada de professores, fortalece os vínculos de aprendizagem. Faz toda a diferença o regime de dedicação exclusiva de 40 horas semanais em uma única escola para o professor, melhorando a qualidade das condições de trabalho docente”, pontua o Secretário Rossieli Soares.

Entre as escolas contempladas, 92 já vigoram no modelo ETI (Escola de Tempo Integral). Embora tenham uma carga horária maior, elas têm um currículo obrigatório diferente do proposto pelo PEI. Outras 155 unidades são da rede estadual de ensino regular.

Pelo novo programa, os estudantes passam a ter uma matriz curricular diferenciada que inclui projeto de vida, orientação de estudos, práticas experimentais. Há ainda clubes juvenis para que os alunos se autoorganizam de acordo com temas de interesse como dança, xadrez, debates etc.

“O trabalho hoje estimula o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, como memorização e solução de problemas lógicos. O Ensino Integral equilibra essa balança com as habilidades socioemocionais, que são fundamentais na aprendizagem”, pontua Caetano Siqueira, coordenador do COPED.

Os alunos contam com o apoio do professor tutor para fortalecer na sua excelência acadêmica e na orientação do projeto de vida. Também frequentarão disciplinas eletivas escolhidas de acordo com seus objetivos.

“O Ensino Integral, assim como o Inova Educação, é o desenho do aluno com a orientação do professor. Esse passo é importante para todo o estado”, cita o secretário executivo Haroldo Rocha.

A carga horária é de até nove horas e meia – na rede regular, a jornada é de cinco horas e quinze minutos. Trinta e seis das 240 escolas contempladas vão funcionar em um formato com carga horária diferenciada de sete horas, atendendo a alunos que já trabalham.

Confira a relação de escolas:

Município

Nome da Escola

PRAIA GRANDE

ABRAHAO JACOB LAFER DOUTOR

PRAIA GRANDE

ANTONIO NUNES LOPES DA SILVA PROFESSOR

SANTOS

AZEVEDO JUNIOR

SANTOS

SAO LEOPOLDO VISCONDE DE

SAO VICENTE

ALBINO LUIZ CALDAS PROFESSOR

SAO VICENTE

JOSE DE ALMEIDA PINHEIRO JUNIOR PROFESSOR

SAO VICENTE

JOSE NIGRO PROFESSOR