quarta-feira, 10/04/2019
Balanço 100 Dias

#BalançoTrimestral: Bragança Paulista agora conta com duas unidades do Programa Creche Escola

Unidades atendem até 150 crianças de 0 a 5 anos

O Programa Creche Escola, que visa parcerias entre município e Estado para a construção de creches, entregou duas unidades na Diretoria de Ensino de Bragança Paulista, as duas na cidade de mesmo nome.

Com a presença do Governador João Doria e o secretário executivo de Educação, Haroldo Rocha, o evento de inauguração aconteceu em 07 de março e inaugurou dois tipos de instituições de ensino. A Escola Municipal Jardim Vista Alegre e a Creche Núcleo Habitacional Padre Aldo Bollini têm capacidade para atender 150 crianças de 0 a 5 anos, cada.

A importância da parceria entre município foi reforçada por João Doria. “A nossa disposição, no caso específico de Bragança, é sempre contribuir com o bom trabalho que vem sendo realizado pela prefeitura municipal”, enfatizou.

Ambos os prédios contam com salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. As unidades também respeitam todas as normas de segurança e de acessibilidade.

Creche como agente da formação

Haroldo Rocha apontou para a importância de creches como fomento a uma fase fundamental da formação do ser humano: a infância. “O olhar do governo é para a rede pública em geral. A prova está aqui: duas escolas municipais para atender a primeira infância, que é uma fase muito importante da vida das crianças”, ressalta.

A ideia é reforçada por Leandro Demy, presidente da FDE. “Estamos inaugurando um novo modelo de educação e um padrão de qualidade para as creches com o intuito de que a criança chegue na idade adulta preparada”, pontua.

O secretário de educação Rossieli Soares explica que uma boa formação afeta toda a formação do indivíduo e suas competências afetivas, sociais e comunicacionais. “É nos primeiros 1000 dias de vida que todos os referenciais do indivíduo são formados, por isso, precisamos olhar com carinho para essa fase da vida”, explica.

Como funciona o Programa Creche Escola

No primeiro trimestre da gestão João Doria foram inauguradas 20 creches em diferentes regiões. O investimento nessas 20 unidades é de R$ 31 milhões e permitiu a criação de 2,6 vagas na educação infantil.

O Programa Creche Escola tem como principal objetivo fortalecer a formação básica e a parceria entre municípios e governo. Ele é aberto aberto aos 645 municípios do estado e funciona no formato de parceria: O Estado disponibiliza verbas parceladas para construção e o município deve arcar com a gestão da obra e a cessão do terreno, que deve seguir um dos três tipos fornecidos.