quarta-feira, 10/04/2019
A Escola Que Queremos

#BalançoTrimestral: Programa Creche Escola entrega duas unidades a Santa Barbara D’Oeste

Creches têm capacidade para atender 130 crianças de 0 a 5 anos

O Programa Creche Escola, que visa parcerias entre município e Estado para a construção de creches, entregou duas unidades na Diretoria de Ensino de Americana, na cidade de Bragança Paulista.

As creches Professora Neuza Carleto e Professora Nair Valente têm capacidade para atender 130 crianças de 0 a 5 anos e são equipadas com salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. Ao todo, o investimento feito foi de R$ 3,2 milhões.

Homenageada com o nome da creche, a professora Neuza Carleto destacou que tem uma fé inabalável. “Ver a presença de todos num sábado de manhã, para este ato de inauguração, enche meu coração de fé, pois o futuro do Brasil começa aqui, num berçário”, disse.

Neuza é educadora há quase 50 anos. Aos 71 anos de idade, ela foi supervisora de ensino concursada na antiga Delegacia de Ensino de Americana e secretária municipal de Educação de Santa Bárbara d’Oeste por oito anos.

Essa foi uma das primeiras creches entregues na atual gestão. Secretário da Educação de São Paulo, Rossieli Soares destacou a importância de investimentos nesta etapa da educação. “Olhar para os primeiros dias das nossas crianças é de importância fundamental para acertarmos na educação do nosso Brasil”, disse. O presidente da FDE, Leandro Damy, também reforça: “A entrega de creches demonstra a importância do Governo do Estado com a educação paulista”, pontua Damy

Os recursos para a construção de creches serão uma constante no governo. “O Governo está aportando recursos com o compromisso de, ao longo de quatro anos, continuar apoiando os municípios para atender plenamente desde a creche até o ensino médio”, destacou Haroldo Corrêa Rocha, Secretário Executivo da Educação de São Paulo.

Como funciona o Programa Creche Escola

No primeiro trimestre da gestão João Doria foram inauguradas 20 creches em diferentes regiões. O investimento nessas 20 unidades é de R$ 31 milhões e permitiu a criação de 2,6 vagas na educação infantil.

O Programa Creche Escola tem como principal objetivo fortalecer a formação básica e a parceria entre municípios e governo. Ele é aberto aberto aos 645 municípios do estado e funciona no formato de parceria: O Estado disponibiliza verbas parceladas para construção e o município deve arcar com a gestão da obra e a cessão do terreno, que deve seguir um dos três tipos fornecidos.