quarta-feira, 10/04/2019
Balanço 100 Dias

#BalançoTrimestral: Programa Creche Escola entrega várias unidades no Estado

Mais quatro unidades foram entregues no interior do estado, ao todo foram 20 creches

O Programa Creche Escola, que visa parcerias entre município e Estado para a construção de creches, entregou várias unidades no Estado ao longo do primeiro trimestre da gestão João Doria.

Em Artur Nogueira, a CEMEI Vereador José Amazílio Teresani tem capacidade para atender 130 crianças de 0 a 5 anos. O prédio possui salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. As unidades também respeitam todas as normas de segurança e de acessibilidade.

Em Assis, a EMEI Professor Paulo Matiolli tem capacidade para atender 130 crianças, de 0 a 5 anos. O edifício foi realizado com investimento de mais de R$ 1,6 milhões do governo paulista, em parceria com a prefeitura local. A importância da creche foi enfatizada por Leandro Damy: “A educação tem papel fundamental na formação de qualquer sociedade.”

Em Bananal, o evento de inauguração contou com diversas personalidades e inaugurou a Creche Municipal Dr. Ubaldo de Abreu Campanário, que tem capacidade para atender 150 crianças de 0 a 5 anos. “Sabemos que cada família necessita do suporte da creche para poder trabalhar. Nosso compromisso é mais que educacional, é emocional, é poder tornar esse atendimento melhor”, explica Namíbia da Gama, Secretária municipal de educação.

A construção foi realizada graças ao investimento de mais de R$ 1,6 milhão do governo paulista, em parceria com a prefeitura local. “Essa obra é muito mais que uma bela estrutura física, é parte de um processo que faz um bem social enorme às crianças”, comemora Inês Capeto Miranda, diretora da creche.

No município de Barão de Antonina, a Creche Rosana Correa, que tem capacidade para atender 70 crianças de 0 a 5 anos. O prédio é equipado com salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, banheiros, refeitório e uma área de serviço. As unidades respeitam normas de acessibilidade para portadores de necessidades especiais. “Olhar para os primeiros dias da infância é fundamental para a sociedade”, pontua o secretário da educação Rossieli Soares.

Como funciona o Programa Creche Escola

No primeiro trimestre da gestão João Doria foram inauguradas 20 creches em diferentes regiões. O investimento nessas 20 unidades é de R$ 31 milhões e permitiu a criação de 2,6 vagas na educação infantil.

O Programa Creche Escola tem como principal objetivo fortalecer a formação básica e a parceria entre municípios e governo. Ele é aberto aberto aos 645 municípios do estado e funciona no formato de parceria: O Estado disponibiliza verbas parceladas para construção e o município deve arcar com a gestão da obra e a cessão do terreno, que deve seguir um dos três tipos fornecidos.