sexta-feira, 21/06/2019
Lazer

Banda Sinfônica Jovem de São Paulo promove concertos na Grande São Paulo

Ideia é traduzir obras contemporâneas para estudantes e professores

O primeiro contato com a música pode mudar a vida dos estudantes. É o objetivo da Banda Sinfônica Jovem do Estado, que promove uma série de concertos na Grande São Paulo com o objetivo de aproximar a orquestra e a música erudita do cotidiano e realidade dos jovens.

Na sexta, 21 de junho, o concerto acontece no Masp Auditório, às 20h e os ingressos custam R$ 20 (inteira). No sábado, 22, a Banda Sinfônica Jovem toca no Teatro Municipal de Santo André, às 20h, com entrada gratuita.

O repertório que a maestrina Mônica Giardini rege será composto por um obras modernas de compositores que se dedicaram a músicas voltadas para a formação de bandas sinfônicas. “O foco principal é explorar obras que tiveram seu início na segunda metade do século XX e que foram ganhando espaço no cenário da música sinfônica”, explica a regente.

O grupo interpreta peças contemporâneas dos norte-americanos Frank Ticheli, Dana Wilson e da inglesa Nany Galbraith, todos autores vivos. A obra La Marche, escrita pelo compositor alemão Friedrich Burgmuller (1806-1874) também está no programa. “Esse repertório tem objetivo fornecer ao público um panorama geral da música, para que possam ter contato com um leque maior de escolas, gêneros e estilos musicais”, pontua José Antônio Branco, diretor da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim.

Com 30 anos de atuação, a Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP Tom Jobim) tem como objetivo a formação dos futuros profissionais da música erudita e popular. Com um corpo docente altamente qualificado, a EMESP Tom Jobim vem construindo um projeto pedagógico inovador, com foco no ensino de instrumento, no convívio dos alunos com grandes mestres e nas práticas coletivas (música de câmara e prática de conjunto), além de disciplinas teóricas de apoio.