Quebrar o mito de que a matemática é difícil e levar aos alunos uma metodologia nova criando analogias com outras áreas de conhecimento. Essa é a meta da Oficina Pedagógica da Diretoria de Ensino de Barretos para comemorar o Dia Nacional da Matemática, neste 6 de maio.
A Diretoria reuniu uma equipe de estudos para aplicar nas salas de aula das escolas da região, a resolução de exercícios sem o uso mecânico de fórmulas, valorizando o raciocínio com atividades lúdicas no ensino da Matemática.
O método é baseado na teoria de Malba Tahan, matemático que trabalhou pioneiramente com a história da disciplina e publicou o livro “O homem que Calculava”, sob o pseudônimo de Júlio César de Mello e Souza.
O Grupo de Estudo é bem diverso e conta com a participação de nove professoras. A intenção foi misturar professores da Educação Básica para uma aprendizagem mais efetiva, aproveitando as diferenças entre os níveis de ensino para troca de experiências vivenciadas em sala de aula e a partir delas serão direcionadas as orientações técnicas pautadas nas experiências inovadoras de Profº Paulo Freire.
Luciane Salles