• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 03/09/2004
Últimas Notícias

Bauru e Avaí ganham novas escolas

Nesta sexta-feira, dia 3, o Governador Geraldo Alckmin e o Secretário-adjunto Paulo Barbosa inauguraram três novas escolas em Bauru e Avaí, interior do Estado. Duas delas são unidades voltadas para […]

Nesta sexta-feira, dia 3, o Governador Geraldo Alckmin e o Secretário-adjunto Paulo Barbosa inauguraram três novas escolas em Bauru e Avaí, interior do Estado. Duas delas são unidades voltadas para a comunidade indígena da região.

A Escola Estadual Conjunto Habitacional Bauru I tem 14 salas de aula, sendo uma de uso múltiplo e uma de informática, uma quadra e elevador. Foram investidos mais de R$ 1,3 milhão. “Esta escola é considerada padrão, pois tem tudo de melhor”, disse o governador que já autorizou o repasse de verba, por meio da Secretaria da Educação, para colocação de cobertura na quadra poliesportiva.

O Secretário-adjunto Paulo Barbosa destacou o crescimento da região de Bauru, que possui 53 escolas, e a prioridade da Secretaria da Educação. “Agora, a prioridade é a qualidade da educação, aumentando a capacitação dos professores e o envolvimento, cada vez mais, da comunidade no programa Escola da Família”, disse.

Para a diretora da escola, Maria Luísa Teixeira, a escola é importante para a comunidade porque o bairro é muito longe dos demais. “A comunidade merecia uma escola próxima das suas casas, tendo com lazer nos finais de semana com o programa Escola da Família”, afirmou.

Educação Indígena

A comunidade indígena da região foi beneficiada com duas novas escolas: a EEI Aldeia Nimuendaju, localizada no Posto Indígena, em Avaí. Já a EEI Aldeia Indígena Kopenoti foi construída na Aldeia Kopenoti, também em Avaí. As escolas foram construídas em parceria com a prefeitura da cidade e o Governo do Estado investiu R$ 100 mil em cada uma delas.

O Governador destacou a importância das novas escolas. “O objetivo da escola indígena é preservar a cultura, identidade e o resgate da nossa história, a partir da educação”, disse o governador acrescentando que “não basta só construir prédios. É preciso investir em um projeto educacional completo, com capacitação de professores. Essas escolas também preservam a nação indígena. Nós somos o primeiro estado brasileiro a capacitar professores para escolas indígenas, por meio de um convênio com a USP”.

Para Paulo Barbosa, o governo hoje, está atendendo toda a demanda que a educação exige, inclusive a educação indígena. “Atualmente, o Estado de São Paulo tem 24 escolas de educação indígena, onde são atendidos 1.026 alunos durante o ano”, afirmou o secretário-adjunto, acrescentando que “hoje, há 60 professores indígenas formados em magistério, nível médio, pela Secretaria de Estado da Educação”.