quarta-feira, 27/11/2019

Bauru tem 1.190 vagas para cursos do Novotec Expresso

Inscrições vão até o próximo domingo, dia 1º de dezembro

Alunos do Ensino Médio da região de Bauru, no centro-oeste do Estado, podem se inscrever em 1.190 vagas em 16 cursos oferecidos no Novotec Expresso, modalidade de cursos de curta duração do programa Novotec.

O prazo final de inscrições é nesse sábado, dia 1º de dezembro.

No Expresso, o estudante cursa as disciplinas durante um semestre letivo, no contraturno escolar. A atividades serão ministradas em escolas da Secretaria da Educação, Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais.

O programa foi lançado em março e faz parte do movimento de conectar a escola com os jovens. “Além de levar algum tipo de qualificação técnica profissionalizante, os estudantes do Ensino Médio poderão ter uma aproximação maior com o mercado de trabalho”, reiterou Patrícia Ellen, secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico.

A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE) e Centro Paula Souza (CPS), que atua na capacitação de professores e jovens em São Paulo.“É fundamental ampliarmos a oportunidade do jovem no mundo do trabalho. Esse projeto também representa o protagonismo de São Paulo na implementação do novo modelo do Ensino Médio no país”, explica Laura Laganá, diretora-superintendente do Centro Paula Souza.

Alguns exemplos de cursos são: Gestão de Pequenos Negócios, Excel Aplicado à Área Administrativa, Técnicas de Vendas, Marketing Digital e Introdução a Robótica – confira no site para ver todas as opções. Todos eles têm um ponto em comum: valorizam a especialização dentro de uma área de conhecimento da sociedade.

“São cursos rápidos, técnicos, mas que podem dar uma nova chance aos jovens. Temos que caminhar para construir um futuro onde nosso aluno tenha um projeto de vida e pense em várias possibilidades, incluindo o ensino técnico”, pontua o secretário Rossieli Soares.

Além do Expresso, o programa Novotec, também lançado neste ano, conta com outras três modalides: Virtual, Presencial e Móvel. “Queremos expandir possibilidades e mostrar que o Ensino técnico pode ser tão bom como a graduação. Nosso jovem quer estar no mercado de trabalho e a escola atua para facilitar essa missão”, explica o secretário executivo Haroldo Rocha.

A matrícula será em fevereiro do ano que vem, e o início das aulas está previsto para março de 2020.