• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 16/11/2016
Boas Práticas

Biblioteca criada por grêmio escolar de São Paulo vence competição nacional

Escola vencedora do Prêmio Construindo a Nação recebeu R$10 mil em equipamentos eletrônicos

Uma nova biblioteca para a cidade de Esmeralda. Foi com a criação do espaço que o grêmio da E.E. Rubens de Oliveira Camargo, distrito de Rubinéia, venceu o prêmio Construindo a Nação, do Instituto Cidadania Brasil. Em 2016, 524 escolas de todo o País enviaram sugestões sobre projetos de impacto local nas áreas da saúde, cultura, tecnologia, produção, filantropia, educação, trabalho ou meio ambiente. Além do título, a unidade recebeu R$10 mil em equipamentos eletrônicos.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Quem está por trás da ação são os alunos do grêmio “Força Jovem”. Juntos eles identificaram a falta de um espaço para leitura e lazer no distrito e lideraram uma força tarefa para arrecadar livros para a construção de uma biblioteca solidária. A equipe contou com a colaboração de toda a comunidade local e da Prefeitura, que ajudou cedendo espaço e móveis.

Aberta desde setembro, o acervo é variado indo desde histórias infantis à livros acadêmicos. Mais de 10 caixas foram arrecadadas. Para a aquisição de gibis, rifas foram vendidas e revertidas em material. Entre as atividades que já saíram do papel, estão as oficinas de contação de história e de pintura.

O segundo lugar também foi para um projeto da rede paulista, “Troque um abraço por um sorriso”, da escola estadual Edésio Castanho, de Ibaté.