quinta-feira, 24/01/2013
Sociedade

Bibliotecas da capital têm sessões de cinema e sarau neste feriado. Faça uma visita!

As programações das bibliotecas Roberto Santos e Belmonte são boas opções para quem ficará na cidade

Vai ficar na capital durante feriado do Aniversário de São Paulo, celebrado nesta sexta-feira (25)? Além de aproveitar as comemorações habituais, o final de semana prolongado é uma ótima oportunidade para visitar as bibliotecas temáticas da capital, que terão uma programação intensa nos próximos dias.

Para os amantes do cinema, a Biblioteca Roberto Santos, que fica no Ipiranga, é uma visita obrigatória. A relação entre o local e o cinema já tem quase uma década e começou com a já tradicional sessão Cineclube Ipiranga, que realiza projeções no formato 16mm todos os finais de semana. Neste sábado (26), a programação traz o filme “Os reis do riso”, uma coletânea de comédias dos 20. A exibição acontece às 19h.

No domingo (28), a biblioteca ainda apresenta a mostra “Casos de Polícia”, que terá a exibição de “Taxi Driver”, às 16h, e “Três dias de condor”, às 18h.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Além das projeções, o local ainda oferece um acervo com mais de 1200 livros sobre o tema e uma filmoteca com 1000 DVDs. O ambiente da biblioteca ainda proporciona outra experiência interessante aos visitantes, que podem admirar a decoração montada com cadeiras de diretor de cinema, equipamentos antigos de iluminação, câmeras 16mm, moviola e outros.

A Biblioteca Roberto Santos, temática em Cinema, fica na Rua Cisplatina, nº 505, Ipiranga. O local fica aberto de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 9h às 16h. Informações sobre a programação podem ser consultadas no site.

Cultura popular

Outra boa opção de passeio neste feriado é a Biblioteca Belmonte, em Santo Amaro, especializada em cultura popular. Em seu acervo, existem mais de mais de mil títulos sobre folclore, tradições populares brasileiras e história das culturas africana e afro-brasileira. Além disso, desde 2003 a biblioteca reúne títulos de literatura de cordel. Em seu acervo geral, são ainda mais 49 mil obras.

Para este final de semana, a biblioteca programou o “Sarau Sertanejo”, uma apresentação de grupos de viola caipira. A apresentação, que acontece no sábado (26), às 15, ainda conta com a participação do público, que interage cantando e pedindo músicas.

A Biblioteca Belmonte fica na rua Paulo Eiró, 525, em Santo Amaro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 9h às 16h. Informações sobre a programação podem ser consultadas no site.