terça-feira, 12/11/2013
Pais e Alunos

Bicicleta que gera energia para rádio é exposta na I Feira de Ciências do Ensino Integral

Alunos adaptaram bicicleta para que ao pedalar, o rádio se mantenha ligado

Procurar novas formas de energia é o objetivo dos alunos Guilherme Bueno das Neves, Denilson Camargo de Lima e Cristian Paz de Almeida Sarttory, da E.E Professora Nicota Soares, em Itapeva, interior do Estado. Os estudantes apresentaram na I Feira de Ciências das Escolas de Tempo Integral o projeto “Energia – Fontes renováveis para a solução da sustentabilidade”. O evento aconteceu na sexta-feira (8), em Águas de Lindóia.

Com uma bicicleta e um rádio, desses que geralmente as pessoas colocam em carros, os alunos mostram que, por meio do movimento dos pedais e com o auxílio de um alternador, que está localizado no banco de trás da bicicleta, o rádio se mantém ligado. “A ideia é transformar energia mecânica em energia elétrica. O alternador gera a energia e vai para o rádio, que é conectado por uma bateria”, explica Guilherme.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O estudante lembra ainda que isso é possível, pois o cabo do alternador funciona em corrente contínua e por isso o movimento das pedaladas gera a energia que mantém o rádio ligado. “Além do rádio, é possível colocar lâmpadas de LED e outros acessórios na bicicleta”, conta Guilherme. Foi o aluno cientista Cristian, quem cedeu a própria bicicleta para a experiência do grupo.

Feira de Ciências

A feira estava dividida por categorias como saúde, meio ambiente, energia e novas tecnologias, humanas, engenharia de materiais e exatas e química. No total, 24 trabalhos foram premiados e, destes, 18 participarão da Mostra Paulista (MOP), três terão o trabalho publicado na Revista InCiência, dois estarão presentes na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRAC), que acontece na Universidade de São Paulo (USP) em 2014, outros dois participarão da Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), no Rio Grande do Sul e o grupo vencedor irá para Nova Iork representar o Brasil em uma feira de pré-iniciação científica. Conheça o projeto vencedor aqui.

* Atualizada em 12/11 às 14h25