• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 22/12/2017
A2img/Diogo Moreira
Ensino Fundamental

Boa leitura: confira seis dicas simples para conservar seus livros

Encapar as obras e guardá-las em local apropriado são pequenas atitudes que podem ajudar a conservá-los por muito tempo

As festas de final de ano chegaram e você recebeu do seu amigo oculto aquele livro que tanto queria? Sabemos que livros são como amigos especiais que queremos ter sempre por perto. Por isso, veja seis pequenas atitudes que vão te ajudar a manter os seus títulos por muito tempo:

Encapar: escolha entre revestir o livro com papel ou plástico que desejar. Além de conservar, você pode customizar ou envolver em plástico transparente, para manter as características originais da capa.

Onde guardar: a organização é um ponto fundamental no cuidado e preservação do material. O ideal é tratar as obras como amigos especiais, que merecem respeito e carinho. Guarde os livros em uma estante ou algum lugar do quarto para que fiquem arrumados e de fácil acesso. Evite deixá-los junto com brinquedos, por exemplo, isso pode causar rasgos e danos ao livro.

Poeira: evite o acúmulo de poeira nos livros que ficam na estante, procure mantê-los limpos fazendo a manutenção com um espanador de plumas ao menos uma vez por semana.

Manuseio: regra básica para manter os livros em bom estado é não manusear com as mãos molhadas ou sujas. Lave e seque bem as mãos antes de começar a leitura.

Não dobrar: quando se dobra os livros muitas vezes as folhas se soltam e isso, certamente, vai prejudicar a leitura. Utilize um marcador apropriado para indicar o ponto em que a leitura foi interrompida e procure não utilizar clips para isso, ele pode enferrujar e comprometer a conservação das páginas.

Orelhas: para evitar as orelhas, o ideal é que não se apoie braços e cotovelos na beirada dos livros e que esse cuidado siga durante todo o tempo em você estiver lendo.