• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 11/09/2013
Sociedade

Bolsa Alfabetização oferece 1.369 vagas para universitários atuarem em escolas estaduais

Atualmente, o programa conta com 46 instituições de ensino conveniadas

Universitários de instituições de ensino conveniadas com o programa Bolsa Alfabetização, que oferece vagas para estudantes interessados em atuar como Alunos Pesquisadores em escolas da rede estadual, ainda podem se inscrever para participar da iniciativa. São 1.369 vagas disponíveis e as inscrições serão recebidas até 30 de setembro.

A iniciativa é voltada para alunos dos cursos de Pedagogia, Letras e Pós-Graduação Stricto Sensu, com foco na didática da alfabetização. Para participar, é necessário confirmar se a universidade em que estuda é conveniada com o programa e, em caso positivo, procurar o orientador do projeto na instituição de ensino. Cada universidade tem um número de vagas estabelecido no convênio com o programa, por isso, é necessário também confirmar se a instituição conveniada ainda oferece bolsas.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A diretora de Projetos Especiais da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Claudia Rosenberg Aratangy, explica como é realizada a seleção dos alunos. “Os interessados são selecionados pelas faculdades em que estudam por critérios como desempenho acadêmico, assiduidade, afinidade com os princípios do Programa Ler e Escrever, entre outros. Os alunos serão encaminhados para as escolas até o final de setembro”, diz.

Os universitários precisam cumprir carga horária de 20 horas semanais. Cada universidade conveniada recebe R$700 por aluno e a verba é repassada ao estudante, de acordo com a frequência do aluno.

Os professores orientadores das faculdades são os responsáveis pela orientação dos alunos, que atuam, além da pesquisa didática, com apoio aos professores regentes nas atividades de leitura e escrita. Confira aqui as unidades que participam do programa.