sexta-feira, 14/03/2003

Bolsa Universidade atenderá 25 mil alunos da rede estadual

Em maio, o Governo do Estado lança o programa Bolsa Universidade. A boa notícia foi dada nesta sexta-feira, dia 14, pelo secretário da Educação, professor Gabriel Chalita durante o Fórum […]

Em maio, o Governo do Estado lança o programa Bolsa Universidade. A boa notícia foi dada nesta sexta-feira, dia 14, pelo secretário da Educação, professor Gabriel Chalita durante o Fórum São Paulo: Governo Presente, que está sendo realizado em São José dos Campos. O projeto pioneiro oferecerá bolsas de estudo a 25 mil alunos egressos da rede pública em faculdades privadas de todo o Estado.

Com o apoio da Unesco, o Bolsa Universidade ampliará as oportunidades dos jovens que terminam o ensino médio na rede estadual de ensino. O Governo de São Paulo pagará metade do valor da mensalidade, com um investimento previsto de R$ 40 milhões. A outra parcela será paga pelas próprias instituições de ensino superior. Em contrapartida, os alunos deverão realizar trabalho voluntário, nos projetos aplicados nas escolas estaduais, nos finais de semana.

“O Bolsa Universidade é a maneira de o aluno da rede pública realizar o sonho de entrar na universidade e, ao mesmo tempo, realizar trabalho voluntário  para a construção de uma escola pública de maior qualidade”, enfatizou Chalita.

Novidades para 2003

Mais dois programas anunciados pelo secretário de Educação são destinados aos educadores: o Bolsa Mestrado – previsto para começar no segundo semestre deste ano; e os Pólos de Capacitação nas Diretorias de Ensino – que começam a funcionar no final deste mês.

As Diretorias de Ensino de Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Taubaté, Jacareí, Caraguatatuba,  São José dos Campos – integrantes da região administrativa de São José – receberão investimentos da ordem de R$ 1 milhão para a implantação do Pólo de Capacitação. Os cursos de capacitação terão início com Português, Letramento e Alfabetização.

Quanto às obras na região, o governador Geraldo Alckmin e o secretário da Educação, Gabriel Chalita, anunciaram: a cobertura de 10 quadras poliesportivas, com investimentos de R$ 400 mil; a construção de mais 24 novas salas de aula, beneficiando 2.940 alunos, e investimentos da ordem de R$ 4.284.638,23.