• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 01/04/2016
Professores e Funcionários

Bônus no valor de R$ 450 milhões será pago para 223,8 mil servidores da Educação

Bonificação será depositada em folha suplementar na primeira quinzena deste mês

Apesar da grave crise econômica brasileira, o Governo de São Paulo manterá a política de bônus por mérito aos professores e servidores da Secretaria da Educação do Estado com o pagamento de R$ 450 milhões. Neste ano, o montante será depositado, em folha suplementar na primeira quinzena do mês de abril, na conta de 223.875 profissionais, sendo 179.162 deles docentes.

“Estamos atendendo a manifestação significativa da rede, não só pela pesquisa, mas por todos os canais da secretaria. São Paulo está fazendo o possível para honrar o seu compromisso com o bônus,” disse o secretário, José Renato Nalini. 

O valor máximo da bonificação que cada profissional receberá é proporcional a 0,84 salário extra, sempre correspondendo aos resultados da evolução das metas do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo) de 2015.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

As dificuldades enfrentadas pela redução de arrecadação do Estado e a indicação dos sindicatos em reverter a bonificação em reajuste salarial fizeram com que a Secretaria promovesse uma consulta aberta e direta aos servidores. De acordo com a enquete, 92,6% dos participantes disseram ser favoráveis à bonificação, contra 6,7% que optaram pelo reajuste salarial. O 0,7% restante não foi contabilizado por inconsistência.

O bônus é pago aos funcionários das escolas que avançaram, atingiram ou superaram metas estabelecidas pelo Idesp. É preciso ainda ter atuado, no mínimo, em dois terços do ano. Ou seja, devem ter trabalhado pelo menos durante 244 dias. No caso de faltas, há desconto proporcional no valor do benefício. São permitidas por lei apenas ausências decorrentes de licença-maternidade, licença-paternidade, adoção e férias.

SP conquista o melhor desempenho em 8 anos

Em 2015, São Paulo chegou ao índice 5,25 no ciclo 1 do Ensino Fundamental (a meta é 7,0 para 2030). No ciclo 2 do Fundamental, alcançou 3,06 (a meta para daqui a 15 anos é 6,0). No Ensino Médio, 2,25 (a meta é 5,0 em 2030). Em Língua Portuguesa, somente o 3º do Ensino Fundamental apresentou declínio em relação a 2014. Todas as outras séries avançaram na comparação com o ano anterior. O 3º ano do Médio teve o melhor resultado desde 2012. Já 5º, 7º e 9º anos do Fundamental tiveram o melhor resultado desde 2008.