quarta-feira, 29/08/2007

Bovespa e Fundação Victor Civita lançam competição educativa para professores

A competição sobre educação financeira e o mercado de ações, que conquistou estudantes, terá agora uma edição especial e exclusiva para educadores: é o Desafio Bovespa – Especial Professores. Voltada […]

Voltada para docentes dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas e privadas de todo o Brasil, a iniciativa é resultado de uma parceria entre a Bovespa e a Fundação Victor Civita, que visa oferecer aos educadores o conhecimento sobre os conceitos de educação financeira e a prática do mercado de ações, para que atuem como multiplicadores desses princípios junto aos alunos.

As inscrições para a 1ª competição vão até o dia 3 de setembro pelo site : www.bovespa.com.br/desafiobovespa.

Como participar

A escola poderá inscrever um grupo de três a cinco participantes. Das escolas inscritas, 90 instituições serão contempladas por meio de sorteio e divididas em três grupos de 30 equipes. A competição acontece em três eliminatórias, realizadas no Espaço Bovespa, em São Paulo, nos dias 30 de setembro, 28 de outubro e 25 de novembro.

Na prática

Durante a etapa da competição, os professores freqüentarão um curso sobre educação financeira e conceitos do mercado de ações e serão avaliados, por meio de uma prova virtual, em equipe, a partir do conteúdo apresentado.

Na seqüência, deverão aplicar os conhecimentos teóricos na prática. Os educadores participarão de cinco rodadas de simulações de investimento, tendo como base para suas decisões situações macroeconômicas diferenciadas, cotações e informações sobre empresas de diferentes setores que serão fornecidas pela BOVESPA As dez escolas que conquistarem as maiores rentabilidades serão classificadas para a disputa final, prevista para 09 de dezembro.

Premiação

As cinco equipes que obtiverem os maiores rendimentos nas simulações serão premiadas com créditos para a formação de clubes de investimento, nos valores de R$ 2.500,00 a R$ 25.000,00. Todos os professores participantes ganharão uma assinatura anual da revista Nova Escola. As instituições de ensino vencedoras receberão como prêmio um computador e uma impressora multifuncional.

Sobre a Fundação Victor Civita

A Fundação Victor Civita foi criada em 1985, como uma das primeiras iniciativas empresariais brasileiras no campo social. Desde então, sua missão tem sido contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica e para a formação de novas gerações de leitores, por meio da qualificação do educador da escola pública.

A principal contribuição da FVC é a Nova Escola, uma publicação mensal desenvolvida para educadores e vendida a preço de custo. Sua circulação é de cerca de 620 mil exemplares, sendo a segunda maior revista do país. Chega, mensalmente, às mãos de 1,5 milhão de professores. Além da revista, a Fundação realiza projetos de incentivo à leitura e de ensino da Matemática.

Sobre o Desafio Bovespa

Voltado inicialmente a estudantes do ensino Médio, o Desafio Bovespa está inserido no Programa Educacional Bovespa e já envolveu mais de 5200 pessoas dentre alunos, professores e familiares desde seu lançamento, em setembro de 2006.

Consiste numa forma dinâmica de disseminar os conceitos de educação financeira e do mercado de ações entre estudantes de escolas públicas e particulares. Em sua primeira edição, abrangeu escolas da cidade de São Paulo em quatro eventos realizados no segundo semestre do ano passado.

Em 2007, passou a contar com oito eliminatórias, uma por mês, e foi estendido também a escolas da Grande São Paulo. As fotos e vídeo das competições estão disponíveis no site www.bovespa.com.br/desafiobovespa.