Ao longo da história brasileira, o povo africano e seus descendentes têm contribuído muito para o desenvolvimento de uma cultura em vários aspectos. Conduzindo o projeto pedagógico dentro desse aspecto, a Escola Estadual Prof. R. Pinheiro Alegretti, em Bragança Paulista, realizou, no último dia 13 de novembro, o I Encontro da Cultura Negra.
O evento teve início com uma palestra da presidente da Associação Recreativa e Cultural Afro-Brasileira de Bragança Paulista, Izilda Toledo, que ressaltou a importância da educação para que o jovem negro consiga apressar sua inserção na sociedade e no mercado de trabalho.
Durante o encontro, os alunos fizeram uma apresentação de danças típicas africanas e uma grande batalha de break e rap. Os grupos bragantinos de break, Ystyle Kids, B.Boy Break e Energia Break, juntaram-se grupos de Vargem, Atibaia e Extrema.
O I Encontro da Cultura Negra foi criado pelos profissionais do programa Escola da Família, sob a liderança do coordenador regional do programa, prof. João Bueno de Oliveira Jr. “O encontro foi um esforço da soma de trabalho de todos e esperamos repeti-lo no ano que vem”, disse o dirigente de Ensino da região, Walter Dias Lopes.
Luciane Salles