• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 11/11/2014
Boas Práticas

Brasil será representado em competição na Índia por estudantes da rede estadual

Os alunos disputarão com jovens de 40 países olimpíada de conhecimento na maior escola do mundo

O empenho nos estudos levará os alunos da E.E. Professor Luís Magalhães de Araújo, de São Paulo, e E.E. João Ometto, da cidade de Iracemápolis, para a Índia.

O grupo de sete alunos da escola do Jardim Ângela, bairro da zona sul da capital paulista, vai encarar 19 horas de vôo e duas de ônibus para chegar até o seu destino, a cidade de Lucknow, onde disputarão a Quanta – Competição Internacional de Ciência e Matemática.

A Quanta é organizada há 19 anos na City Montessori School (CMS), considerada a maior escola do mundo, com mais de 40 mil alunos. Anualmente, a olimpíada de conhecimento atrai, por sua tradição, jovens de 40 países.

O embarque acontece nessa terça-feira (11). Serão 10 dias fora do País descobrindo novas culturas. Animada com a oportunidade, Raphaela Bernardes Seixas, cronometra os segundos para entrar no avião. “Representar o Brasil na Índia vai ser uma experiência gratificante. Nunca imaginei que nosso esforço fosse gerar frutos tão grandiosos. Vamos mostrar que o Brasil não é só o “país do futebol” e que temos uma educação de qualidade”.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O passaporte foi conquistado por meio da colocação na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras. Realizada em formato de avaliação coletiva com questões em Inglês, Francês ou Espanhol. Esse foi o primeiro grande desafio da equipe. “Nossa escola foi dividida em três grupos. O meu optou pelo Inglês. A partir da prova, começamos uma jornada de matemática em um novo idioma”, explica a aluna Keila do Carmo Carvalho.

Trabalho em equipe

Em 2014, a competição testará as habilidades matemáticas, de oratória, raciocício lógico, conhecimentos científicos e, pela primeira vez, a elaboração de projetos de robótica. Nos últimos meses antes da viagem, o preparo foi reforçado. O time ampliou os estudos na sala do grêmio depois das aulas regulares.

Para a professora de matemática e orientadora, Maria Consoladora da Silva, o trabalho em equipe é o diferencial. “Se o aluno não conseguir entender com minhas explicações, sem dúvida, entenderá com a linguagem do amigo. Um apoia o outro nos temas que tem mais facilidade, isso reforça o entrosamento do grupo”.

Quanta

A Competição Internacional de Ciência e Matemática – Quanta é realizada desde 1995 pela City Montessori School (CMS), na cidade de Lucknow, na Índia. A instituição de ensino é considerada a maior do mundo, registrando a frequência de mais de 40 mil alunos. Jovens de 40 países participam da olímpiada de conhecimento que testa habilidades matemáticas, oratória, raciocício lógico, conhecimentos científicos e elaboração de projetos de robótica.