• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 26/10/2015
Boas Práticas

Brasília recebe alunos eleitos “senadores”

Estudante de Jales é a escolhida em São Paulo para fazer parte do projeto do Senado brasileiro

Em novembro, mais um aluno de Jales participará do programa Jovem Senador. Lana Lima Oliveira, da E.E. Professor Carlos de Arnaldo Silva, integra a lista dos 27 estudantes que terão a chance de acompanhar as sessões do Congresso Nacional durante uma semana e participar da aprovação de projetos. Neste ano, 18 mil alunos de escolas da rede pública concorreram às vagas.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Lana, matriculada no Ensino Médio, teve a tarefa de produzir um texto inédito sobre a participação política no País. O foco da estudante foi a mobilização nas redes sociais, como Facebook, Twitter e blogs. O trabalho foi orientado pelo professor Silvio Luiz Lofego.

A legislatura tem duração de três dias e começa com a posse dos jovens senadores (um de cada Estado brasileiro) e a eleição da Mesa. A semana termina com a publicação dos projetos no Diário do Senado Federal.

Dois anos atrás, a estudante Ágata Pereira, de Jales, foi a autora da melhor redação de São Paulo e selecionada para representar o Estado em Brasília. Seguindo o tema proposto “Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação”, a aluna da E.E. Dom Artur Horsthuis discorreu sobre os bastidores da Ditadura Militar no Brasil, contrapondo a realidade da época ao atual cenário democrático.