• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 27/08/2004
Últimas Notícias

Brincadeira vira recurso de aprendizagem em escola na capital

Especialistas já comprovaram que a brincadeira é um fator fundamental para a formação física, social e intelectual das crianças. Por trás de um simples jogo de bolinha de gude, as […]

Especialistas já comprovaram que a brincadeira é um fator fundamental para a formação física, social e intelectual das crianças. Por trás de um simples jogo de bolinha de gude, as crianças podem aprender a negociar e a se integrar.

Foi pensando nisso que a Escola Estadual Professor Antonio Carlos Ferreira Nobre, no Parque São Domingos, na capital paulista, reuniu cerca de 500 alunos de 5ª a 8ª séries para a Gincanobre. Em sua 8ª edição sobre o tema “Brinquedos e Brincadeiras”, a gincana promove o resgate das brincadeiras antigas da infância. O repertório inclui as cantigas de roda, de ninar, brincadeiras de rua, telefone sem fio, queimada, amarelinha, pedrinha, passa anel, pular corda, pião, entre outros.

Os alunos são divididos em seis equipes, com séries misturadas, tendo de cumprir várias tarefas pré-determinadas dentro do tema. Cada equipe possui o nome de um brinquedo: bambolê, corda, pião, bicicleta, bola e peteca.

O primeiro passo do projeto foi a pesquisa da origem dos brinquedos, do nome da escola, o ensaio do grito de guerra, entre outras tarefas. Os objetivos do projeto são desenvolver as atividades multidisciplinares, sensibilizar os alunos para a convivência social, despertar, reconhecer e valorizar regras no dia-a-dia e em competições, resgatar antigas brincadeiras e brinquedos e tradições familiares e regionais.

As atividades começaram na segunda-feira, dia 23, e deverão se estender até esta sexta-feira, dia 27. Em outras edições, vários temas foram trabalhados como olimpíadas, escritores brasileiros, regiões do Brasil, cores, cidades do Estado de São Paulo, entre outros.

“O resultado do trabalho é esplêndido no sentido de estimular o coleguismo em sala de aula, a criatividade e o interesse pelos temas”, disse Maria Aparecida Vendramini Schulz, diretora da escola.

A Gincanobre também deverá arrecadar brinquedos e leite para serem distribuídos a três instituições da comunidade, na próxima terça-feira. “Como a gincana também valoriza a solidariedade, o volume de brinquedos e leite arrecadados serão distribuídos na escola. Essa é a tarefa que vai decidir o grupo campeão da escola e, como prêmio, os vencedores ganharão um dia de brincadeiras no Playcenter”, afirma a professora Rita de Cássia Gregório, uma das coordenadoras da Gincanobre.

Luciane Salles