• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 08/05/2015
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Busca pelo diploma motiva mães a retornarem às salas de aula

Mais de 280 mil alunos estão matriculados em classes da Educação de Jovens e Adultos

Conquistar o diploma da educação básica é o objetivo dos estudantes que retornaram às salas de aula. Só nas escolas da Educação, são mais de 280 mil matriculados em unidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos módulos com presença obrigatória e nas jornadas flexíveis. Nos últimos anos, chama atenção a grande quantidade de mães nessas classes. Muitas, ao lado dos filhos estudantes, buscam concluir a educação básica e alçar novos passos.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

De acordo com um levantamento feito pela Educação com alunos acima dos 18 anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, cerca de 60% é mulher e 44% tem filhos. Boa parte afirma que interrompeu os estudos para trabalhar ou para criar as crianças. Agora elas têm a chance de recuperar o tempo perdido, ampliar o conhecimento e crescer profissionalmente.

Na E.E. Professor Homero dos Santos Forte, na região de Paraisópolis, na capital paulista, a classe da EJA é composta em sua maioria por pais de alunos. No período da noite, são as mães que ocupam as carteiras e tiram dúvidas sobre equação de 2º grau, células vegetais, sintaxe e tantos outros conteúdos propostos pelo Currículo do Estado. A principal preocupação delas é ter autonomia para ajudar na lição de casa de crianças e adolescentes e traçar um novo futuro e novos sonhos em parceria.

O distanciamento dos livros por muito tempo também foi algo instigante na busca por melhores oportunidades de trabalho. É o caso de Neide Pereira Silva, 45 anos, aluna da 3ª série do Ensino Médio da E.E. João Cavalheiro Salém, localizada no bairro Cumbica. “Hoje o mercado de trabalho está exigente, exige uma formação, uma qualificação profissional. Eu entendo que se a gente não estudar não vai ter um bom salário, além de ter a oportunidade de contribuir para a sociedade”, explica. Leia a matéria na íntegra.

“Hoje, as mulheres são, ao mesmo tempo, mães, trabalhadoras, chefes de família e estudantes. Por isso, a Secretaria investe constantemente em materiais didáticos atrativos aos adultos, na formação dos professores e em propostas de aula que dialoguem com os nosso perfil de alunos e que incentivem a continuidade dos estudos”, afirma Virgínia Mendes, diretora do Centro da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria da Educação.

Ensino com foco no trabalho

Desde o início do ano, todos os alunos matriculados no Ensino Fundamental da EJA e CEEJA receberam um reforço nos estudos: o material “EJA – Mundo do Trabalho”. Elaborado em parceria com Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. O kit traz conteúdos sobre mercado, a história do trabalho no mundo e Brasil, e até orientações para elaboração de currículos.

Outra novidade é a plataforma “Professor On-line”. A ferramenta serve como complemento aos estudos. A grande vantagem é a possibilidade de tirar as dúvidas de qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Saiba mais aqui.