• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 27/07/2012
Imprensa

Cadastro para cursos de formação da rede estadual termina terça-feira

São oferecidos 13 cursos de aperfeiçoamento para 6.660 educadores da rede estadual de ensino pelo programa Currículo e Prática Docente Terminam na próxima terça-feira, dia 31, as pré-inscrições para o […]

São oferecidos 13 cursos de aperfeiçoamento para 6.660 educadores da rede estadual de ensino pelo programa Currículo e Prática Docente

Terminam na próxima terça-feira, dia 31, as pré-inscrições para o programa Currículo e Prática Docente, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. São oferecidas 6.660 vagas distribuídas em 13 cursos para educadores da rede estadual, por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores “Paulo Renato Costa Souza”. As aulas começam em 18 de agosto e seguem até dezembro.

Podem participar educadores em exercício no quadro de magistério da rede estadual de ensino, nas funções de docente de educação básica, diretor, vice-diretor e professor-coordenador de núcleo pedagógico ou de escola.

As inscrições serão validadas conforme as regras de prioridade e classificação dispostas no regulamento, disponível no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br), onde também pode ser efetuado o cadastro dos interessados.

As 6.660 vagas da edição 2012 estão distribuídas em 13 cursos: arte, biologia, ciências, educação física, filosofia, física, geografia, história, matemática, língua estrangeira moderna – inglês, língua portuguesa, química e sociologia.

Cada curso terá carga horária de 260 horas, divididas em duas etapas. A primeira, de 60 horas, comum a todos os professores, abordará informações sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), pelo qual os participantes terão acesso ao conteúdo, a política educacional da Secretaria de Estado da Educação e questões gerais da formação na área pedagógica. A segunda, de 200 horas, será específica para cada disciplina.

Essa é a segunda edição do programa Currículo e Prática Docente, que teve início no ano passado com 5.000 inscritos. A professora de língua portuguesa, Ivone dos Santos Matheus, 57 anos, que fez o curso em 2011, avalia que é uma oportunidade de se atualizar. “Mesmo que se domine o conteúdo, é importante sempre ter novas estratégias para desenvolver em sala de aula com os alunos. A literatura, por exemplo, não pode mais ser ensinada da mesma forma como aprendemos”, explica a docente, que desde 2006 leciona na Escola Estadual Conselheiro Crispiniano, em Guarulhos.

Entre os objetivos do programa Currículo e Prática Docente está propor vivências a serem desenvolvidas em sala de aula com alunos, para potencializar a reflexão sobre os conteúdos, estratégias e metodologias que permeiam tais práticas, a fim de aprimorar os processos de ensino e de aprendizagem.