segunda-feira, 29/02/2016
Grêmio Estudantil

Saiba como implementar um Grêmio Estudantil

Secretaria preparou material com os principais pontos para quem tem interesse sobre o assunto

Para a Educação, os processos dos Grêmios Estudantis devem ser realizados ainda no início do ano letivo, assim os estudantes têm a chance utilizar melhor o tempo durante todo este período para a participação nas decisões e atividades da unidade escolar. Pensando nisso, foi produzido um material com dicas e orientações para a implementação de um Grêmio, o Caderno em Forma. 

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook 

Clique aqui para ter acesso ao material. 

O caderno, que está na segunda edição, explica o que é um Grêmio, conta a história do movimento estudantil na história do Brasil, leis que reforçam a existência do Grêmio estudantil, definições, modelo do estatuto, entre outros pontos. O material propõe ser um guia facilitador para a formação desses movimentos dentro das escolas, com o objetivo de estimular a criação e manutenção de Grêmios comprometidos e participativos.  

O Grêmio é uma organização que representa os interesses dos estudantes na escola e assim permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade.   

O material faz parte do Projeto Grêmio em Forma do Instituto Sou da Paz e para realizar o trabalho visitou várias escolas, além de encontros e reuniões com representantes de Grêmios e pessoas ligadas à Educação.