• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 20/04/2018
Escola da Família

Caminhada de Outono atinge mais de 10 mil participações na primeira semana

Programa Escola da Família promove passeios ao ar livre para incentivar a contemplação da natureza

A Caminhada de Outono deste ano, promovida pelo Programa Escola da Família, já alcançou números expressivos nos primeiros dias de atuação. Nas primeiras semanas, foram realizados passeios a pé em mais de 250 escolas de rede estadual para mais de 50 Diretorias de Ensino. O número de participações beira 11 mil pessoas e, no Instagram, cerca de 500 fotos já foram postadas com a hashtag oficial do evento.

Para Devanil Tozzi, gerente de ações comunitárias da FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação, “quando a gente fala em caminhada, é sempre bom ter uma reflexão do sentido da caminhada. Qual a importância disso na nossa vida? Ao caminhar, é possível interagir com a natureza e com as pessoas. Quando eu caminho, eu olho para o rosto do outro, eu vejo um sorriso, eu tenho um encontro”, explana Tozzi.

O objetivo da iniciativa é incentivar a observação da natureza durante a época do ano que usualmente é relacionada a um período de amadurecimento e de mudanças. Além disso, o outono é a estação de transição entre os extremos de temperatura do verão e do inverno.

Os trajetos são escolhidos por representantes da comunidade escolar com o intuito de proporcionar a contemplação do ambiente. Para isso, ocorrem paradas e momentos de silêncio. Durante a caminhada, os participantes podem registrar o passeio e usar a #pefcaminhadadeoutono2018, assim as experiências podem ser conferidas por todos os participantes.

Até o final de junho o Programa Escola da Família deverá realizar uma exposição com as fotos que forem postadas, bem como outros tipos de intervenções artísticas. Cada unidade do programa pode promover a sua própria caminhada, na região onde está localizada. As fotos podem ser encontradas com uma simples busca no Instagram, com a “#pefcaminhadadeoutono2018”.

Sobre o Programa

O Programa Escola da Família tem 14 anos de ações que integram escola e comunidade. Entre março e outubro de 2017, mais de 10 mil bolsistas desenvolveram projetos dentro da iniciativa, e as atividades são as mais variadas. É possível encontrar cursos de idiomas, mutirões de limpeza, cursos de artesanato e pintura, workshops, cursos preparatórios para o vestibular e oficinas de esportes que vão além do tradicional futebol.

Para participar do programa, é preciso ter o Ensino Médio completo, ser maior de idade e estar matriculado em uma instituição de Ensino Superior que tenha convênio com o Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a FDE (Fundação Para o Desenvolvimento da Educação).

Todos os bolsistas devem apresentar projeto centrado em um dos 4 eixos do programa: saúde, trabalho, cultura e esporte. O Escola da Família possibilita o encurtamento da distância entre unidades escolares e comunidades. Além da aproximação, “quando a comunidade participa de sessões de cinema, de contação de histórias, de apresentação de peças de teatro, de oficinas de esporte, de dança, de ginástica, de artesanato, ela está dessa forma enriquecimento o seu repertório”, acrescenta Carmen Lúcia Bueno Valle, coordenadora geral do Programa Escola da Família.