terça-feira, 31/05/2022
Notícia

Campanha “Alerta Vermelho” da Diretoria de Ensino de São Carlos mobiliza estudantes no combate à dengue e na prevenção a incêndios

Ação acontece desde 2019 e conta com parcerias de órgãos da região

A partir do mês de maio, a Diretoria de Ensino (DE) de São Carlos promove a campanha “Alerta Vermelho no combate às Queimadas e à Dengue”. O objetivo é conscientizar estudantes da rede estadual sobre o início das secas, período em que há maior incidência de queimadas e incêndios, unindo o tema ao combate à dengue que também tem apresentado alta de casos. A campanha faz parte do programa da educação ambiental que une educação, ciência e tecnologia no enfrentamento de problemas ambientais contemporâneos e durará ao longo dos próximos 3 meses.

Iniciada em 2019 com a responsabilidade de sensibilizar sobre o tema de maneira formal e não formal em todos os níveis de ensino, a ação conta com a parceria entre a DE, Ministério Público, São Carlos Ambiental, Câmara Municipal e Prefeitura Municipal de São Carlos.

“A campanha tem por objetivo conscientizar nossos alunos sobre a importância de nossas práticas para com o planeta. Tivemos inúmeras atividades de coleta de tampas, reciclagem, trocas de utensílios, que são práticas que visam a formação de cidadãos críticos, reflexivos, autônomos e transformadores da realidade local e global”, pontua a Dirigente de Ensino de São Carlos, Débora Blanco

Na cerimônia de abertura, que ocorreu na Câmara Municipal, alunos gremistas foram diplomados como embaixadores ambientais. Esses estudantes, por sua vez, articularam as ações de educação ambiental em suas escolas.

“A campanha Alerta Vermelho reflete a preocupação de todos nós com o meio ambiente. As queimadas ocorridas na região do cerrado da UFSCar, o fogo que lamentavelmente é colocado no terreno ao lado de nossas casas, o lixo jogado nas vias públicas são exemplos da violência que muitos cometem com o meio ambiente. Por isso, é importante eventos como o de hoje. Ser embaixadora ambiental é poder contribuir com a comunidade. É ajudar no alerta aos cuidados com o meio ambiente. Vamos juntos”, disse a estudante Camily Paola da Silva Faria, da Escola Estadual Luiz Viviane.

Ainda como parte da ação, os alunos participaram do programa de formação oferecido pela Diretoria de Ensino, em parceria com a empresa São Carlos Ambiental e Ministério Público, além de terem um canal aberto direto com o promotor de Justiça e Meio Ambiente de São Carlos, Dr. Flávio Okamoto.