• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 13/09/2017
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Campanha de Multivacinação pretende atualizar cadernetas até dia 22, em território nacional

Todas as crianças e adolescentes menores de 15 anos devem ser levados aos postos para imunização

A Secretaria da Saúde pretende atualizar a carteira de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos até o dia 22 de setembro. Na chamada Campanha Multivacinação, serão 17 tipos doses disponíveis para imunizar contra 18 doenças. Por conta disso, o próximo sábado (16) será o “Dia D” da campanha. A partir das 8h, até as 17h, 314,7 mil profissionais estarão distribuídos em 5,1 mil postos fixos e volantes no estado paulista.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Atenção! Leve seu filho ao posto de saúde mais próximo para que um profissional possa conferir, atualizar as cadernetas e aplicar as doses em atraso, de acordo com a faixa etária. Apresente a carteirinha e o documento de identificação da criança ou do adolescente.

A incidência das doenças imunopreveníveis mostra que mudanças importantes ocorreram no comportamento dessas doenças com uso de vacinas e avanço nas coberturas vacinais. Entretanto, a heterogeneidade dos resultados dessas coberturas vacinais e, em especial, o recrudescimento de algumas dessas doenças, a exemplo da coqueluche e do surto de sarampo ocorridos nos anos de 2014 e 2015, e a febre amarela em 2017, requerem estratégias adicionais para o resgate e vacinação dos não vacinados.

Os adolescentes, muitas vezes, têm maior resistência a se vacinar. No entanto, com a evolução do Calendário Nacional de Vacinação nos últimos anos, muitas vacinas necessitam ter doses de reforço nesta faixa etária, ou passaram a ser incluídas no Calendário, como é o caso da vacina HPV para as meninas e os meninos e a vacina meningocócica aos 12 a 13 anos de idade.