• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 20/09/2017
Pais e Alunos

Campanha de Multivacinação segue até 22 de setembro

Crianças e adolescentes até 15 anos devem receber imunização e atualizar cadernetas

A Secretaria da Saúde pretende atualizar a carteira de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos até o dia 22 de setembro. Na chamada Campanha Multivacinação, serão 17 tipos de doses disponíveis para imunizar contra 18 doenças. Leve seu filho ao posto de saúde mais próximo para que um profissional possa conferir, atualizar as cadernetas e aplicar as doses em atraso, de acordo com a faixa etária.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Entre as 17 vacinas que estão sendo distribuídas, a campanha tem focado no combate contra duas doenças mais comuns entre as crianças e os adolescentes. A HPV, ministrada para as meninas com idade entre 9 e 14 anos e para os meninos entre 11 e 14 anos, e a Meningococo C, para todos com idade entre 12 e 13 anos.

A vacina HPV para as meninas “combate o câncer de colo do útero, uma das principais causas de morte por câncer entre as mulheres. E para os meninos, o principal é a prevenção de câncer de pênis e orofaringe”, explica a pediatra Helena Sato, que é Diretora Técnica da Divisão de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde. Assista o que a Dra. Helena Sato fala sobre HPV.

Em relação à Meningite C, Dra. Helena acrecenta que “se essa faixa etária [12 e 13 anos] não for adequadamente protegida, poderemos ter aumento do número de casos. Então, para evitarmos esse risco, a vacina está sendo aplicada”, finaliza a médica. Nesse link, a Dra. Helena Sato fala sobre a importância da vacina Meningococo C.

A incidência das doenças imunopreveníveis mostra que mudanças importantes ocorreram no comportamento dessas doenças com uso de vacinas e avanço nas coberturas vacinais. Entretanto, a heterogeneidade dos resultados dessas coberturas vacinais e, em especial, o recrudescimento de algumas dessas doenças, a exemplo da coqueluche e do surto de sarampo ocorridos nos anos de 2014 e 2015, e a febre amarela em 2017, requerem estratégias adicionais para o resgate e vacinação dos não vacinados.

Os adolescentes, muitas vezes, têm maior resistência a se vacinar. No entanto, com a evolução do Calendário Nacional de Vacinação nos últimos anos, muitas vacinas necessitam ter doses de reforço nesta faixa etária, ou passaram a ser incluídas no Calendário, como é o caso da vacina HPV para as meninas e os meninos e a vacina meningocócica aos 12 a 13 anos de idade.